Botão facebook (cabeçalho)
17 fevereiro 2019
Filme sobre ocupação de escolas em SP ganha prêmio da Anistia Internacional
Enquanto no Brasil os estudantes eram tratados como marginais pelo governo e pelo MBL a história ganha prêmio da Anistia Internacional.
Lembrando que as ocupações começaram porque o governo de São Paulo ao cortar custos queria fechar varias escolas públicas.
Pare, pense nos dois lados do discurso e perceba que eles não querem que nossos jovens tenham pensamento crítico.
Coincidentemente é uma das coisas que estava tentando dizer com o post "Não deixe a escola acabar com o seu desejo de aprender".
Abaixo segue a reprodução da reportagem.
"Espero tua (re)volta" é premiado pela Anistia Internacional por expor repressão sofrida por estudantes na defesa do acesso livre à educação.
"Espero tua (re)volta", da diretora Eliza Capai, ganha Prêmio da Anistia Internacional (AI) e da Paz na Berlinale. Segundo júri da AI, obra expõe repressão sofrida por estudantes na defesa do acesso livre à educação.
Defendendo a educação igualitária, o filme brasileiro Espero tua (re)volta, da diretora Eliza Capai, conquistou neste sábado (16/02) o Prêmio da Anistia Internacional (AI) e da Paz na Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim.
O filme, exibido na mostra Generation, fala sobre os protestos de estudantes de 2015, quando meninas e meninas ocuparam escolas de São Paulo para exigir melhores condições de aprendizagem.
O longa-metragem expõe a "repressão sofrida por estudantes que procuram defender o acesso à educação livre", destacou o júri da AI. Emocionada, Eliza Capai recebeu o prêmio como um convite a "seguir lutando por esse direito básico".
"Imaginem que seus filhos saem às ruas porque o governo quer fechar as escolas e são recebidos com bombas de gás lacrimogêneo e pancadas", apontou a atriz austríaca Feo Aladag, do júri da AI, ao entregar o prêmio.
O filme de Capai recebeu, além disso, o Prêmio da Paz, que é dado pela Fundação Heinrich Böll, como expoente do cinema comprometido com a coragem cívica, segundo o júri.
Ambas as distinções, a da AI e a da Paz, fazem parte dos prêmios dos júris independentes antes da cerimônia de entrega dos Ursos de Ouro.
No ano passado, outro filme de um diretor brasileiro, THF Aeroporto Central, de Karim Ainouz, também foi agraciado com o Prêmio da Anistia Internacional no Festival de Cinema de Berlim.
CA/dw/ots
Fonte: www.dw.com acesso em 17 de fevereiro de 2019.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário