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19 junho 2023

O uso de WhatsApp para auxilio as aulas e tutorias



O texto abaixo é fruto de um trabalho para um curso de EAD que estou fazendo, mas as informações contidas aqui também são úteis dentro da proposta do blog. Boa leitura!
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Breve Histórico
Lançado em janeiro de 2009, o WhatsApp é o mais popular aplicativo de mensagens instantâneas usado no Brasil. O motivo é econômico. Antes as operadora brasileiras lucravam com tarifas que estavam entre as mais caras do mundo. Na época o uso de mensagens de texto sms (Short Message Service) era a única alternativa para as altas tarifas de tempo de ligação. Mesmo sendo cobradas por cada mensagem o custo ainda era menor. As operadoras tentavam implementar o MMS (Multimedia Message System), mas sua interface não era amigável e prática para o uso. Então chegou o WhatsApp para revolucionar este mercado. Onde ao usar o tráfego de dados ao invés da rede de telefonia oferecia uma grande economia do custo. Enquanto no WhatsApp mensagens de texto eram trocadas de forma ilimitada. Além disso, poderia ser enviadas imagens e mensagens curtas de áudio. Sua interface era prática e amigável. Outro fator era ao usar a rede de dados ser a mesma independente da operadora de telefonia. Com o tempo as operadoras passam a oferecer o serviço gratuitamente em seus planos num primeiro momento como diferencial da operadora e num segundo momento para não ficar atrás das concorrente. O WhatsApp com o tempo também foi oferecendo outros serviços como por exemplo: passou a fazer ligações por voz, ligação por vídeo, reuniões por voz e por vídeo, entre outras. A tecnologia foi rapidamente adotadas pelos jovens. Sua popularidade passou para os adultos como auxilio comunicacional com baixo custo e hoje é essencial tanto para uso profissional ou doméstico.

Potencialidades educacionais
O WhatsApp é uma ferramenta com grande potencial para ser usada no auxilio do ensino principalmente por já ser um dos acessórios de cultura atual dos jovens e por conseqüência facilita o seu uso voltando para promover a educação de forma mais próxima a realidade do aluno.
Mas segundo Porto, Oliveira e Chagas (2017) "embora os mais jovens sejam nativos digitais e configurem suas práticas cotidianas com artefatos culturais da Cibercultura, eles não
têm fluência digital para sua autoaprendizagem, necessitando assim da figura do mediador. Deste modo, o papel do professor ou de algum mediador que articule a práticas culturais da Cibercultura para a promoção da aprendizagem sempre será eficaz e relevante."
Os autores também fazem uma interessante comparação em que se Paulo Freire e Vygotsky entre outros educadores, se estivessem vivos na atualidade facilmente usariam o WhatsApp e outras ferramentas digitais, visto que nestas ferramentas deixa de existir a interação somente de emissor para receptor para uma interação bidirecional, dialógica, autônoma e diversa; participando de uma ambiente agora colaborativo.  

Proposta para uso em tutorias presenciais
Vou usar como exemplo a tutoria presencial da disciplina Matemática Básica dos cursos de Informática e Licenciatura em Matemática do polo Rio Bonito do CEDERJ. Que por sua vez pertencente a Fundação Cecierj e a UAB (Universidade Aberta do Brasil)
A ideia é criar um grupo do WhatsApp com todos os alunos desta disciplina/curso/polo.
O objetivo é ter uma forma dinâmica e coletiva de troca de informações entre os alunos da turma e o tutor presencial.
Alguns dos objetivos do grupo:
1 - Durante a semana os alunos postam suas dúvidas. Os outros alunos podem tentar ajudar. O tutor pode responder as dúvidas ou direcionar a discussão. Se não der tempo para a dúvida ser sanada no grupo ela será tratada na próxima tutoria presencial. Assim mesmo que os alunos não compareçam na tutoria presencial eles não ficam totalmente isolados dos outros, podem acompanhar a movimentação do grupo.

2 - Usar o canal para avisos e para orientações que não sejam específicas da disciplina dada. Como esta é uma disciplina do primeiro período é comum os alunos não terem ainda o hábito de acompanhar o quadro de avisos da plataforma ou de entrar diariamente na mesma.

3 - Usar o grupo para detectar alunos que não entram interagem há certo tempo. Desta forma pode-se evitar a evasão do aluno na disciplina.

Além das justificativas acima pode-se listar algumas vantagens deste tipo de abordagem:
1- Custo. O WhatsApp por ser um programa gratuito em conjunto com o acesso via dados móveis gratuito praticamente em todos os planos populares das operadoras de telefonia facilita muito o acesso a este tipo de comunicação.

2- O WhatsApp é uma ferramenta já adotada pela atual geração de estudantes.

3- Por ser popular todos os envolvidos já saber usar a ferramenta.

4- Mesmo que o aluno não tenha o hábito de acessar a plataforma (e o mural de avisos) ou acessar os seus emails (o que requer uma atitude ativa por parte do estudante), ele recebe as mensagens e avisos pelas notificações tipo "push" no celular.

5- O App do Moodle não é compatível com a plataforma do CEDERJ, além da equipe de informática não dá a devida atenção para orientar os estudantes sobre o assunto. Estudantes que não tem computador tem uma visão do plataforma pelo navegador do celular prejudicada por isso.

6- Facilidade para troca de arquivos, link, vídeos, imagens, etc. O que também não se pode fazer na plataforma do Cederj.

7- Mesmo que o aluno tenha dificuldades financeiras para ir no pólo, ao ter o acesso a internet, que é relativamente barato, ele consegue se comunicar com o grupo.

Dica de leitura:
Deixo abaixo o link para outro post do blog com o link para o poder baixar o ebook  WhatsApp e educação (ver na item 1 da bibliografia) [ AQUI ]

Bibliografia:
Referência: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (org.). WhatsApp e educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Eduufba, 2017. Acesso em: 16 jun. 2023.

RODRIGO TRINDADE (Brasil). Uol. Como WhatsApp foi de inimigo a queridinho das operadoras. 2019. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/06/05/tentaram-parar-inovacao-como-whatsapp-matou-sms-e-deu-licao-a-operadoras.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 17 jun. 2023.

MERCANTIL, Monitor (org.). Tarifas de telefonia no Brasil entre as mais caras do mundo. 2018. Disponível em: https://monitormercantil.com.br/tarifas-de-telefonia-no-brasil-entre-as-mais-caras-do-mundo/. Acesso em: 17 jun. 2023.

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