Botão facebook (cabeçalho)

20 junho 2023

O uso de Blogs para auxilio as aulas e tutorias

Este é o segundo artigo de uma pequena série de 2 sobre o uso de ferramentas na educação. Sugiro começar e ler pelo post que fala sobre WhatApp para depois ler este sobre os blogs.

Os blogs (aqui pensando em conjunto do recurso de comentários/fórum) podem ser uma ótima ferramenta para apoiar as sessões de tutoria do Cederj.  Eles permitem que os alunos troquem ideias e se envolvam em discussões colaborativas.
O uso de blogs na educação, pode incentivar os alunos a serem mais ativos no processo de aprendizagem. Pelo lado dos alunos, eles escrevem feedbacks e comentários, promovendo a interação e a colaboração. Quando o aluno é incentivado a criar postagens, vai incentivar o orgulho de ter seu trabalho publicado fora do ambiente escolar e a responsabilidade de divulgar o mesmo.
Note que nos dois casos o professor deve orientar a classe tanto no uso da ferramenta quanto na preparação do conteúdo. No caso das postagens de comentários ele também deve participar ativamente com feedbacks e incentivos ao diálogo.

Proposta para uso em tutorias presenciais
Criar um blog para divulgar eventos sobre matemática, educação, pensamento crítico, educação matemática, cursos, livros/ebooks e assuntos correlatos ao estudante de licenciatura e futuro professor.

Pensando nos objetivos e nas vantagens desta iniciativa pode-se citar:
A divulgação destes eventos vão auxiliar o aluno a pensar sobre a futura profissão de professor para além da matemática e das disciplinas de didática; estas que ainda estão muito atreladas ao ultrapassado modelo 3 + 1 dos cursos de licenciatura.
Estas divulgações ajudarão ao aluno a completar com qualidade as 200 horas de atividades extra classe exigidas em sua formação.
Como os eventos divulgados são de várias partes do Brasil e até incluindo eventos de países ibero-americanos, isso ajudará a furar as bolhas dos institutos de matemática/educação e o leitor terá um panorama do que está sendo produzido nestas áreas de conhecimento. Aqui mais uma vez chamo a atenção para o pecado mortal que o Cederj ainda continua cometendo que é de continuar a não dar a devida importância a divulgação destes tipos de eventos nem mesmo os do curso presencial da UFF no portal de avisos da plataforma. Só para dar mais um exemplo nos dias 20 e 21 de junho teremos 2 dias de eventos em educação matemática em Niterói e não existe nem uma frase tocando no assunto na plataforma. Lamentável.
Uma vantagem do uso de blog é poder usar além do texto, outros tipos de mídias e ferramentas tecnológicas, tais como imagens, vídeos, hiperlinks e fóruns para enriquecer o conteúdo produzido. O fórum também ajuda a ter uma interatividade entre o tutor e os leitores de conteúdo ao ter uma comunicação de mão dupla.
Outra vantagem é que os conteúdos abordados no blog ficam disponíveis permanentemente para consulta e pesquisa em contraste com informações e conhecimentos disponibilizados na plataforma do Cederj que são apagados ao final do semestre.

Por fim pode-se fazer um pequeno comparativo entre o uso de WhatsApp e Blogs.
O primeiro tem a vantagem de sua velocidade e imediatismos. Mas o conteúdo é volátil por se perder rapidamente na timeline quase infinita e pelo fato dos arquivos enviados ficarem indisponíveis sem aviso prévio (o que acontece quando o usuário que enviou o apaga no celular de origem). Outra vantagem, pensando em alunos de baixa renda,  é não consumir pacote de dados.
Já no blog temos a vantagem de exibir as postagens delimitadas, com começo e fim, e organizadas e em tópicos; seus comentários também ficarem separados em cada postagem. Seus conteúdos permanecem na internet mesmo após anos da postagem e com facilidade de serem encontrados.
Como desvantagem é que ele não é tão imediatista quanto WhatsApp, postagens não são práticas de serem feitas no celular. Pensando em alunos de baixa renda, o blog vai consumir pacotes de dados. 

No artigo sobre WhatsApp eu deixei um ebook com leitura complementar. Agora neste artigo vou deixar uma palestra sobre Ambientes Inteligentes para Aprendizagem e Redes Sociais no Cotidiano Socioeducacional. O vídeo é longo mas é na segunda fala que a doutora vai falar sobre Redes Sociais.
Veja abaixo:


Bibliografia:  
BORBA, Marcelo de Carvalho et al. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. São Paulo: Autêntica, 2014. 152 p. (Tendências em Educação Matemática).

2 comentários:

bioligada disse...

Olá! Parabéns pelo seu blog! Achei a leitura clara e dinâmica, além de didática! Apesar de não ser da área, achei super interessante!
Parabéns mais uma vez.

Educação Financeira com Márcio Ferreira disse...

Gostei bastante do Blog!

excelente! também acho que favorece a interação e contribui para o incentivo do aluno.