(o editor esta com algum problema para adicionar imagens. Vou ficar devendo...)
📌 Tema: SABERES SOBRE O ERRO NA MATEMÁTICA ESCOLAR: perspectiva didática e perspectiva histórica
📌 Quem: Profa. Dra. Neuza Bertoni Pinto (REAMEC)
📌 Quando: 29 de maio 15h
📌 Onde: Online
Com o objetivo de problematizar saberes sobre o erro na matemática escolar, a roda de conversa oportunizará aos participantes, um diálogo sobre diferenças conceituais e epistemológicas de pesquisas realizadas sobre a temática, no campo da didática e no campo da história. Na perspectiva didática, compreende-se que o erro contém um potencial educativo que necessita ser mais bem explorado, não só por professores, como também pelos próprios alunos. Nesse sentido, a conversa focalizará diferentes concepções do erro e o lugar que tem ocupado na construção do conhecimento e nas práticas avaliativas da matemática escolar. Destacando o lugar nobre dado ao erro por Piaget, mostra que a reflexão sobre o erro constitui uma valiosa estratégia didática para o desenvolvimento profissional do professor. Na qualidade de sujeito do conhecimento sobre o desenvolvimento da criança, ao assumir uma atitude investigativa diante do erro do aluno, o professor busca superar a arraigada concepção do erro como uma falta ou déficit, como algo indesejável que precisa ser “apagado” da vida escolar. Como um produto histórico, o erro também será discutido historicamente, a partir de fontes relacionadas ao ensino e à formação de professores dos primeiros anos escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário