Botão facebook (cabeçalho)

19 abril 2021

I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática


 Segundo Isoda (2010), a Jugyou Kenkyuu , expressão original japonesa para Lesson Study (expressão em inglês), originou-se no ano de 1872, constituindo-se em um processo de investigação de formas diferenciadas e eficazes de ensino que, com o tempo, consolidou-se como um processo de estudo/pesquisa da/na prática do professor, tendo como foco central a promoção da aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, as aulas são planejadas e construídas por um grupo de professores, coordenadores e gestores de uma unidade escolar, de modo colaborativo e reflexivo, estando presente nos contextos da formação inicial e continuada de professores. É importante observar que o sucesso da sua implantação e execução conta com o apoio de políticas educacionais e da administração de sistemas escolares. A palavra Jugyou Kenkyuu significa literalmente “Pesquisa (Kenkyuu) de Aula (Jugyou)”, passando a Jugyou Kenkyuu – Lesson Study a ser conhecida de forma ampla em outros países da cultura ocidental, a partir do estudo com vídeos da Third International Mathematics and Science Study (TIMSS) (STIGLER; HIEBERT, 1999), bem como do crescente interesse pela metodologia de resolução de problemas como estratégia didática essencial no ensino e aprendizagem da Matemática. Atualmente, a Jugyou Kenkyuu – Lesson Study, por meio de um processo de aculturação, vem ganhando espaço em diversos países, além dos países da Ásia e do Sudeste Asiático, como Estados Unidos, Portugal, Suíça, Chile, Dinamarca, Suécia, Brasil, entre outros.

No Brasil, isso se deu no ano de 2009, a partir do trabalho pioneiro da Professora Yuriko Yamamoto Baldin, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que adotou o termo “Pesquisa de Aula” para a Lesson Study, indicando uma linha de pesquisa em Ensino da Matemática, como parte importante da formação de professores. Desde então, ampliou-se o interesse por uma melhor compreensão deste processo, dando origem aos primeiros projetos de pesquisa realizados na Região Sudeste. Mais recentemente, tem-se ampliado os grupos de pesquisa e os projetos que utilizam Lesson Study no ensino de matemática ou na formação de professores, atingindo todas as regiões do Brasil.

É nesse cenário de ampliação do processo Lesson Study pelo mundo, que o Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM) se insere. Ele é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática, da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática, da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp) com o apoio de outros grupos, associações e instituições de Ensino Superior. Trata-se de um evento voltado para pesquisadores, formadores de professores, professores e futuros professores que trabalham ou já trabalharam com a LS no Ensino de Matemática e/ou na Formação de Professores, assim como a todos aqueles que têm interesse em conhecer este processo, visando desenvolvê-lo em suas práticas profissionais e/ou de investigação. Em edição inaugural, o evento tem por objetivo:

1)     Integrar pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam à pesquisa em Lesson Study em contextos de formação inicial ou continuada de professores, que ensinam matemática, em instituições públicas e privadas.

2)  Socializar e discutir pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que abordam, de alguma forma, Lesson Study na prática de ensinar e de aprender matemática na Educação Básica, no Ensino Superior ou no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

A programação está sendo construída de modo que os participantes conheçam experiências em Lesson Study desenvolvidas no Brasil e em outros países. Para tanto, serão ofertadas mesas-redondas nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol. O evento receberá resumos de pesquisas concluídas e em desenvolvimento até 20 de abril de 2021, também, nos três idiomas citados anteriormente. Desse modo, o participante poderá escolher as atividades e verificar em qual idioma cada uma delas será ofertada, acessando a área Programação. 

 

É com muita alegria que comunicamos a realização, virtualmente, de nosso I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2021, uma ação dos Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática, da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática, da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp) com o apoio de outros grupos de pesquisa, associações e instituições de Ensino Superior.

É um evento voltado para pesquisadores, formadores de professores, professores e futuros professores que trabalham ou já trabalharam com LS no Ensino de Matemática e/ou na Formação de Professores. Assim como a todos aqueles que têm interesse em conhecer o processo, tendo em vista desenvolvê-lo em suas práticas de pesquisa e/ou profissional.

Venha fazer parte desta história, acompanhando as mesas redondas e conhecendo diversas experiências em Lesson Study no Brasil e em outros países; e/ou socializando suas pesquisas em Lesson Study (concluídas ou em desenvolvimento) em nossas sessões de comunicações científicas (Submissão de resumos até 20.04.2021). Para inscrições e submissões de resumos, acesse: <https://www.even3.com.br/silsem/>

Pedimos a colaboração de todos na divulgação do evento e do prazo de submissão de resumos.

Nenhum comentário: