Botão facebook (cabeçalho)

30 janeiro 2021

Filme Alexandria sobre Hipátia, primeira matemática da história

Olá, a recomendação de filme para a férias escolares/quarentena desta vez é o filme Alexandria, Agora (no nome original). Esta superprodução conta a história da filósofa, matemática e astrônoma Hipátia de Alexandria interpretada pela atriz Rachel Weisz.
A filósofa por sinal é a primeira mulher matemática da história.
O filme se passa no século IV, onde Alexandria era das mais notáveis cidades do mundo graças à sua biblioteca e elite intelectual. Tudo acabará com a ascensão dos fanáticos cristãos.

Alguns dos vários atrativos que o filme possui são: A rotina da vida intelectual da cidade de Alexandria. Vemos cenas de Hipátia dando aula. Cenas do teatro grego. Muitas cenas se passam na biblioteca de Alexandria.
A computação gráfica para reconstruir a Alexandria de 391 AC é sensacional, note que nesta cidade temos duas das maravilhas do mundo antigo, o farol de Alexandria e a biblioteca de Alexandria (onde se passa grande parte da trama deste filme).
O filme mostra muito também da dinâmica dos conflitos das religiões no mundo antigo (cristãos, judeus e os mitos greco-romanos).
Para quem gosta de filme de aventura algumas cenas de batalhas são bem fortes, a classificação do filme é 16 anos.

Matemática e ciência do filme

O filme mostra como era a forma das aulas no Egito antigo. Existe cenas de aulas de filosofia, física e astronomia.
Hipátia tem um grande arco no filme mostrando suas pesquisas e indagações sobre o movimento de translação da terra e do sol. Além disso temos várias discussões sobre círculos, elipses e outras cônicas. Mostra um modelo em madeira das superfícies cônicas.
No vídeo que esta lá no IGTV no Instagram do Cubo Matemática (é a postagem que antecipa antecipa a que contém a dica deste filme) tem uma cena bem interessante onde mostra como traçar uma elipse usando dois pontos fixos, uma corda e um bastão. Nesta mesma cena que começa com uma indagação sobre o porquê do sol estar em posições diferentes no verão e no inverno termina com a dedução da Primeira Lei de Kepler (historiadores atribuem a Hipátia esta descoberta séculos antes de Kepler).
Aparece experiência sobre o princípio da inércia.   
Temos algumas cenas mostrando a observação das estrelas usando instrumentos antigos.



Para potencializar o contexto histórico do filme deixo aqui em baixo um trecho dum vídeo (5 min) com Carl Sagan falando sobre a vida de Hipátia e o fim de Alexandria.


 O filme possui nota 7.2 no IMDB e é de 2009.
Atenção para a classificação do filme ser 16 anos pois algumas cenas de batalha são fortes.  
Ele tem direção de Alejandro Amenábar responsável por filmes como Os outros (2001) e Mar Adentro (2004)
Elenco principal: Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac, Rupert Evans.
O filme apesar de falado em inglês é uma produção espanhola e ganhou mais de 11 premiações na Europa.

Veja abaixo o trailer do filme.


Nenhum comentário: