Botão facebook (cabeçalho)

31 janeiro 2021

Dica de Livro "A História De Hipátia E De Muitas Outras Matemáticas"

 


Complementando o post de ontem convido vocês a lerem o capítulo que conta a história de Hipátia no ebook gratuito "A História De Hipátia E De Muitas Outras Matemáticas"

Este ebook é curtinho (57 pág) onde cada capítulo conta a história de matemáticas que revolucionaram a história e será ótima referência para suas aulas de matemáticas. São 15 textos ao total.

O ebook foi produzido no II Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste portanto é garantia de boas referências bibliográficas.

As autoras do livro sao: Cecília de Souza Fernandez, Ana Maria Luz Fassarella do Amaral e Isabela Vasconcellos Viana.

Para baixar o livro acesse o link [ aqui ]

Para conhecer o site da anpmat acesse [ aqui ]




30 janeiro 2021

Filme Alexandria sobre Hipátia, primeira matemática da história

Olá, a recomendação de filme para a férias escolares/quarentena desta vez é o filme Alexandria, Agora (no nome original). Esta superprodução conta a história da filósofa, matemática e astrônoma Hipátia de Alexandria interpretada pela atriz Rachel Weisz.
A filósofa por sinal é a primeira mulher matemática da história.
O filme se passa no século IV, onde Alexandria era das mais notáveis cidades do mundo graças à sua biblioteca e elite intelectual. Tudo acabará com a ascensão dos fanáticos cristãos.

Alguns dos vários atrativos que o filme possui são: A rotina da vida intelectual da cidade de Alexandria. Vemos cenas de Hipátia dando aula. Cenas do teatro grego. Muitas cenas se passam na biblioteca de Alexandria.
A computação gráfica para reconstruir a Alexandria de 391 AC é sensacional, note que nesta cidade temos duas das maravilhas do mundo antigo, o farol de Alexandria e a biblioteca de Alexandria (onde se passa grande parte da trama deste filme).
O filme mostra muito também da dinâmica dos conflitos das religiões no mundo antigo (cristãos, judeus e os mitos greco-romanos).
Para quem gosta de filme de aventura algumas cenas de batalhas são bem fortes, a classificação do filme é 16 anos.

Matemática e ciência do filme

O filme mostra como era a forma das aulas no Egito antigo. Existe cenas de aulas de filosofia, física e astronomia.
Hipátia tem um grande arco no filme mostrando suas pesquisas e indagações sobre o movimento de translação da terra e do sol. Além disso temos várias discussões sobre círculos, elipses e outras cônicas. Mostra um modelo em madeira das superfícies cônicas.
No vídeo que esta lá no IGTV no Instagram do Cubo Matemática (é a postagem que antecipa antecipa a que contém a dica deste filme) tem uma cena bem interessante onde mostra como traçar uma elipse usando dois pontos fixos, uma corda e um bastão. Nesta mesma cena que começa com uma indagação sobre o porquê do sol estar em posições diferentes no verão e no inverno termina com a dedução da Primeira Lei de Kepler (historiadores atribuem a Hipátia esta descoberta séculos antes de Kepler).
Aparece experiência sobre o princípio da inércia.   
Temos algumas cenas mostrando a observação das estrelas usando instrumentos antigos.



Para potencializar o contexto histórico do filme deixo aqui em baixo um trecho dum vídeo (5 min) com Carl Sagan falando sobre a vida de Hipátia e o fim de Alexandria.


 O filme possui nota 7.2 no IMDB e é de 2009.
Atenção para a classificação do filme ser 16 anos pois algumas cenas de batalha são fortes.  
Ele tem direção de Alejandro Amenábar responsável por filmes como Os outros (2001) e Mar Adentro (2004)
Elenco principal: Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac, Rupert Evans.
O filme apesar de falado em inglês é uma produção espanhola e ganhou mais de 11 premiações na Europa.

Veja abaixo o trailer do filme.


29 janeiro 2021

Curso online de Tecnologia Na Educação, Ensino Híbrido E Inovação Pedagógica


O curso de Tecnologia Na Educação, Ensino Híbrido E Inovação Pedagógica é gratuito e on-line de Aperfeiçoamento em nível de extensão.
É uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE).
O curso é também baseado no livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação -
por Lilian Bacich , Adolfo Tanzi Neto , Fernando De Mello Trevisani.
As aulas ocorrem toda sextas e sábados HORÁRIO: 14h (AO VIVO) Note que caso você não possa assistir as aulas ao vivo elas continuam disponíveis para apreciação.
Será feita avaliação sobre todas as aulas e conseguindo média 7 você terá direito ao certificado.
O curso inicia em 5 de fevereiro 2021 as 14H.  
As inscrições podem ser feitas de janeiro à maio.
As aulas serão de fevereiro até maio e o certificado sai em JUNHO.

Para mais informações acesse [ aqui

Para inscrições acesse o link [ aqui ]

28 janeiro 2021

Palestra "As formas do universo" (29/01) 10h


📌 Tema: "As formas do universo"
📌 Quem: Profa. Elaine Pimentel - UFRN
📌 Quando: (29/01) 10h
📌 Onde: Online (vídeo abaixo)
.

Resumo: Quando pensamos em construir uma casa, é muito importante ter as medidas exatas para poder calcular a quantidade de material necessário para a construção. Por exemplo, para calcular as medidas de largura e comprimento de um quarto, basta medir o tamanho dos segmentos de reta que os determinam. Então, se um quarto da casa deverá ter 2m de largura e 3m de comprimento, supondo que as paredes são retas e formam entre si um ângulo reto (ou seja, que mede 90 graus), então sabemos que teremos que comprar 6m^2 de piso para esse quarto. Essa medida corresponde à área do piso.
Estamos bastante acostumados com tudo o que foi descrito acima. De fato, utilizamos a abstração fornecida pela geometria euclidiana que estudamos no ensino fundamental para medir distâncias, calcular ângulos e determinar áreas de pequenas superfícies (como em uma casa).
Mas e se quisermos calcular a distância entre Brasília e Tokyo? E se quisermos medir a área territorial do Brasil? Será que podemos utilizar a mesma geometria? A resposta é não, porque a superfície da Terra não é plana!! Então como calculamos distâncias, áreas e ângulos nesse caso? Essa é uma boa pergunta, que responderemos nesta palestra.
Mas por que parar na superfície da Terra? Bora animar e ir mais além!!!! O que podemos dizer sobre o universo em que vivemos? Ele é "plano" como a superfície de uma casa, ou "esférico" como a superfície da Terra? Ou nenhum dos dois? Há outras alternativas?
A resposta para a última pergunta é SIM e, para respondê-la, precisamos entender como abstrair conceitos como distância, área, forma e dimensão, mas em geometrias diferentes da euclidiana.
Esse é o objetivo principal desta apresentação: entender, de maneira bem simples, as possíveis formas do universo (topologia), como medir "coisas" em cada uma dessas formas (geometria) e como "pular" para a 4a dimensão.
Usando termos um pouquinho mais técnicos, vamos descrever como “visualizar” 3-variedades (que vivem em um espaço de dimensão 4). Para isso, vamos primeiro apresentar algumas superfícies (que são variedades de dimensão 2 e que vivem, portanto, em um espaço de dimensão 3) mostrando, passo a passo, as possíveis topologias e geometrias dessas variedades.
Pareceu complicado? Não se preocupe! Para compreender esta palestra não é necessário nenhum conhecimento prévio, apenas conceitos básicos de geometria euclidiana.

Mais informações do evento no link a seguir [ aqui ]

Palestra "Otimização: aplicações do mundo real" (29/01) 160h

 📌 Tema: "Otimização: aplicações do mundo real"
📌 Quem: Prof. Esdras Penêdo de Carvalho - UEM
📌 Quando: (29/01) 16h
📌 Onde: Online
.
🔴Atenção na programação informa que será as 16h e na imagem de divulgação diz ser as 14h. Na dúvida tente nos dois horários!


Resumo: A área de Otimização refere-se ao estudo e resolução de problemas em que se busca a melhor solução, dentre as possíveis soluções, e que atenda a um ou mais critérios previamente estabelecidos. Sua aplicação abrange áreas como Engenharia, Economia, Biologia, Medicina, Logística, Transporte etc. Na indústria química moderna, por exemplo, as buscas por vantagens técnicas e operacionais, com maiores ganhos econômicos e menores impactos ambientais, podem ser descritas como problemas de Otimização, cujas complexidades requerem a utilização de ferramentas computacionais para se obter soluções ótimas. Problemas típicos que podem ser tratados por meio de Otimização incluem dimensionamento de equipamentos, planejamento de produção/operações e controle de processos. Nesta palestra apresentaremos uma visão geral de modelos e algoritmos de Otimização e suas aplicações em problemas oriundos da Engenharia Química. 

Mais informações do evento no link a seguir [ aqui ]

26 janeiro 2021

Palestra "A Sociedade de Consumidores e suas armadilhas: Características e exemplos" (27/01) 17h


📌 Tema: "A Sociedade de Consumidores e suas armadilhas: Características e exemplos"
📌 Quem: prof. Ms Katyane Anastácia Massante
📌 Quando: 27/01 17h
📌 Onde: Online
Inscrições pelo link [ aqui ]

No dia 28 de janeiro de 2021, às 17 horas, receberemos o professora Mestra Katyane Anastácia Massante.  É Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010), Pós graduada pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2016) e tem Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação financeira, álgebra, tecnologia móvel na educação e educação matemática. Atualmente é Doutoranda do Programa doutoral em Educação da Universidade Nova de Lisboa - UNL - Portugal.



25 janeiro 2021

Oficina: Entre o Lúdico e o Digital

 

Os encontros abordarão tópicos de matemática utilizando softwares como Geogebra e Maxima. Estes eventos fazem parte do cronograma de atividades do projeto de extensão "Entre o Lúdico e o Digital" em parceria com a Escola de Aplicação da UFPA e a Escola Estadual João Batista de Moura Carvalho. Através de metodologias inovadoras envolvendo o lúdico e a inserção das tecnologias da informação e comunicação, o projeto desenvolvido a partir de oficinas e palestras temáticas em que os alunos vivenciam experiências que os levem a refletir sobre a própria aprendizagem.

Serão 3 palestras durante os dias 27, 28 e 29 as 14h. 

Terá emissão de certificado com carga horária ao final!  

Aberto para alunos do ensino médio, cursinho, e graduandos.

Link: https://url.gratis/27AtB  

24 janeiro 2021

Livro grátis Histórias do ensino de geometria nos anos iniciais e seus parceiros desenho, trabalhos manuais e medidas

Depois do lançamento do livro Histórias do ensino de geometria nos anos iniciais e seus parceiros desenho, trabalhos manuais e medidas da Prof. Dra. Maria Célia Lema da Silva (UNIFESP) que foi divulgado esta semana no blog, agora é a vez de podermos ler esta ebook que está gratuito e pode ser acessado no link a seguir [ aqui

Para quem perdeu a live de lançamento poderá aprecia-la no vídeo abaixo:


22 janeiro 2021

Singularidade, o mistério dentro dos buracos negros!

Saiu na BBC um vídeo sobre a singularidade, que é o que ocorre dentro dos buracos negros. Além disso ele da uma pincelada sobre a teoria da relatividade e fala também sobre o prêmio Nobel de física de 2020 dado a Roger Penrose.
A direção de arte do vídeo é sensacional!
Inclusive ele foi assunto aqui no blog a aluns dias numa reportagem mostrando como ele teve inspiração para esta ideia e com vou o seu desenvolvimento durante os anos. O nome da reportagem é O problema matemático dos buracos negros que rendeu o prêmio Nobel de 2020 e pode ser lida [ aqui ]
Este vídeo é recomendado como curiosidade para seus alunos.


 

21 janeiro 2021

Live para Lançamento do livro "Histórias do ensino de geometria..." (23/01) 18h

 


📌 Tema: Lançamento do livro "Histórias do ensino de geometria nos anos iniciais e seus parceiros desenho, trabalhos manuais e medidas"
📌 Quem: Prof. Dra. Maria Célia Lema da Silva (UNIFESP)
📌 Quando: 23/01/2021 18h
📌 Onde: https://www.youtube.com/watch?v=n6pazPkELm8

20 janeiro 2021

Palestra "Entrelaço de memórias, histórias e matemáticas no percurso de um professor/pesquisador" (21/01) 17h

📌 Tema: Entrelaço de memórias, histórias e matemáticas no percurso de um professor/pesquisador.
📌 Quem: Prof. Ms. Thiago Neves Mendonça (IFMG)
📌 Quando: 21/01/2021 17h
📌 Onde: https://youtu.be/ZZTg3czb_R4

P.S.  Acabei de assistir e recomendo para quem pretende fazer um mestrado/doutorado.
Vou adicionar o vídeo abaixo.



19 janeiro 2021

UFF abre concurso público para 81 vagas de professores


UFF abre concurso público para 81 vagas de professores em vários departamentos.
Há vagas para Educação Matemática, Matemática e Física.

Existem vagas e muitas áreas do conhecimento indo de medicina a letras/alemão...

As provas são julho de 2021.

A taxa de inscrição varia de R$ 60,00 até R$ 245,00.

Algumas vagas que achei interessante:

Matemática, Educação Matemática, Física, Ciências Contáveis, Engenharia, etc.

Mais detalhes acesse o site com o editar [ aqui ]

14 janeiro 2021

Curso gratuito para Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio



Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
IMPA, Rio de Janeiro, 25 a 29 de janeiro de 2021

Coordenador do programa: Eduardo Wagner

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio.

Devido a pandemia da COVID-19, a próxima edição do PAPMEM será virtual de 25 a 29 de janeiro-2021 e transmitidas pelo youtube do IMPA no link ao lado: https://www.youtube.com/user/impabr

Este programa resultou em uma série de livros especialmente destinados ao professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados  A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3.
Detalhamento do programa

    Organização do Curso
    O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho.

    Local de realização
    Devido a pandemia da COVID-19, a próxima edição do PAPMEM será virtual. Contaremos com o apoio e parceria dos coordenadores dos polos. As aulas serão transmitidas pelo youtube do IMPA: https://www.youtube.com/user/impabr

    Outras informações:
    – As inscrições dos alunos serão através do nosso sistema https://institucional.impa.br/
    – Todos os alunos do Brasil deverão se inscrever através deste site no período de 04 a 18 de janeiro 2021.
    – De segunda a quinta, 02 aulas serão disponibilizadas às 9:00h no youtube do IMPA: https://www.youtube.com/user/impabr
    – Após cada aula, enviaremos exercícios em formato de formulário online que deverão ser respondidos no mesmo dia até às 22h. Esta resposta também servirá para contabilizar a presença do aluno.
    – Caso algum aluno tenha dúvidas sobre as disciplinas, ele deve enviar as perguntas até 5ª feira 28/01/2021 às 16h para que os professores possam analisá-las e, caso seja pertinente, respondê-las na sexta feira.
    – Todos os alunos que completarem todos os exercícios receberão certificado de participação e o mesmo será somente formato digital.

fonte: https://impa.br/ensino/programas-de-formacao/linha-do-tempo-dos-cursos/papmem-janeiro-de-2021/

13 janeiro 2021

Por que fazer um mestrado em Matemática?



O mestrado em Matemática é uma pós-graduação disponível para pesquisadores com diploma de nível superior. O curso, que é caracterizado como stricto sensu (modalidade que engloba também o doutorado) tem duração de doze a dezoito meses, a depender da instituição de ensino.

O mestrado em matemática fornece um embasamento maior em questões técnicas,  científicas e teóricas na área - ideais para quem deseja se tornar um pesquisador ou cientista na área.  

Se comparado a outros cursos, esse em específico, é bastante difundido e tem diferentes opções de bolsas, além de ser multidisciplinar, o que abre possibilidade para pesquisadores de diferentes áreas. Matemática,  Química e Física.

No Brasil, praticamente todas as universidades federais possuem mestrado em matemática em sua grade. Assim como uma boa parte de instituições privadas.

O mestrando Aquerman Martinho, da Universidade Federal do ABC, entrou na faculdade querendo atuar em Engenharia Aeroespacial, mas acabou seguindo carreira dentro da matemática.

Com base em sua pesquisa da graduação sobre Álgebras de Clifford, sua linha no mestrado faz a intersecção de assuntos como álgebra, geometria e física, onde estuda a geometria da esfera dimensional S7, “um espaço que aparece bastante em algumas teorias físicas, por exemplo a M-theory, que é um tipo unificado de teoria de supercordas”, explicou o matemático.

Ele diz que se encantou com a área acadêmica através do seu curso, pois desde cedo se atraiu por carreiras que possibilitam questionamentos, pesquisas e debates, além da matemática ter sido uma das suas matérias preferidas no ensino médio.

“Meu mestrado em matemática foi a decorrência natural de toda essa história. De modo abrangente, eu participei de três anos de Iniciação Científica na graduação, sendo um pelo CNPq e dois pela FAPESP. Agora no mestrado participo de uma bolsa FAPESP também”, informou.

O também matemático Ygor Arthur, segue carreira acadêmica pela Unicamp, onde em sua graduação participou de duas iniciações científicas pela FAPESP.

Na sua primeira pesquisa, Ygor, estudou Teoria da Medida, Espaços de Soluções e métodos clássicos de obtenção de existência e unicidade dessas equações, já na segunda estudou Geometria e Topologia Diferencial, que possibilitou uma “extensão de alguns meses para o estudo de Esferas Exóticas que revolucionaram a área no século XX”.

“Durante as minhas duas iniciações científicas, eu participei de bolsas pela FAPESP. Atualmente, no mestrado, onde estudo Análise Geométrica e Propriedades de Operadores de Dirac, participo da bolsa de pós-graduação da CAPES”, ressaltou.



Como participar de um mestrado em matemática?

A perspectiva é bem abrangente para quem deseja seguir carreira acadêmica em matemática, através do mestrado e posteriormente, quem sabe, do doutorado.

Para participar de um programa de mestrado em matemática, é necessário elaboração de um projeto de pesquisa e passar pelo processo seletivo da instituição que deseja.

As bolsas para o mestrado em matemática são distribuídas de acordo com a desenvoltura do candidato ao longo da seleção de admissão.


Existe mestrado profissional em matemática?

Apesar das grandes oportunidades de pesquisa para quem é da área de matemática, profissionalmente as maiores vagas de emprego estão na rede de ensino.

Pensando nisso, o PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional tem o objetivo de atender professores de matemática que atuem no ensino básico, preferencialmente em escolas públicas.

O PROFMAT é um curso semipresencial, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Ainda assim, existem obstáculos para quem pretende seguir carreira na área, que faz com que muitos pesquisadores em matemática tenham que se adaptar em situações e espaços distintos.

Ygor, segue o mesmo entusiasmo e afirma que almeja seguir com a vida acadêmica, contribuindo com o avanço e consolidação da ciência brasileira.

“Além de contribuir para a formação dos futuros profissionais altamente qualificados do nosso país, em particular de professores de matemática, responsáveis pelo desenvolvimento e cidadania de tanto indivíduos”, finalizou.

“Pretendo seguir para o doutorado e continuar na área acadêmica. Entretanto, a disponibilização de bolsas acaba sendo o maior desafio, em especial nessa crise em que vivemos hoje em dia. O que traz a necessidade de se inscrever em diversos programas de doutorado”, ressaltou Aquerman.

Ele ainda afirma que por conta disso, muitos pesquisadores acabam se mudando para outras cidades e até mesmo países para garantir uma bolsa, e que isso pode fazer com que o trabalho tenha que ser refeito do zero, dependendo da linha de pesquisa da instituição.

Mas, segue otimista: “Tentando ao máximo honrar o investimento que é feito sobre nós e devolver para a sociedade o que produzimos”.

Fonte: Revista Quero em 11/01/21

Estudos utilizam a matemática para desvendar a semântica dos sonhos durante a pandemia


A reportagem abaixo da uma visão geral da pesquisa, mas nela contém os links para consulta da pesquisa e artigo original onde se encontra detalhadamente o processo usado.

Luciana Constantino | Agência FAPESP
– A pandemia da COVID-19 tem causado impacto no comportamento do brasileiro. Sentimentos como medo, apreensão, tristeza e ansiedade são parte do cotidiano de muitas famílias desde que os primeiros casos da doença começaram a ser registrados oficialmente no país, em fevereiro do ano passado.

Toda essa preocupação tem se refletido nos sonhos, que exprimem uma carga maior de sofrimento mental, temor de contaminação e até mesmo repercussões do isolamento social e da falta de contato físico com outras pessoas. Além disso, os sonhos neste período apresentaram maior proporção de termos ligados a "limpeza" e "contaminação" e de palavras relacionadas a "raiva" e "tristeza".

A neurocientista Natália Bezerra Mota, pós-doutoranda no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lidera pesquisa que busca medir o impacto da pandemia por meio de estudo dos sonhos. O trabalho foi publicado na revista PLOS ONE, em 30 de novembro.

O estudo faz parte do projeto de pós-doutorado de Mota, supervisionado pelos pesquisadores Sidarta Ribeiro (UFRN) e Mauro Copelli, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que integram o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP, com sede na Universidade de São Paulo (USP).

Os resultados são consistentes com a hipótese de que os sonhos refletem os desafios de vigília apresentados pela pandemia da COVID-19 e que emoções negativas como raiva e tristeza são mais proeminentes durante o período pandêmico, refletindo uma maior carga emocional a ser processada, afirma o estudo.

Em entrevista à Agência FAPESP, Mota explica que estas conclusões foram corroboradas por outros artigos publicados posteriormente nos Estados Unidos, Alemanha e Finlândia.

A pesquisa brasileira já havia sido divulgada no fim de maio na plataforma medRxiv, em versão preprint, sem a revisão por pares (leia mais aqui agencia.fapesp.br/33380/). “Foi o primeiro estudo sobre o tema a ver empiricamente esses sinais de sofrimento mental e a associação deles com as peculiaridades dos sonhos na pandemia”, completa a neurocientista.

Já Ribeiro destaca que a pesquisa conseguiu documentar a continuidade entre o que o acontece no mundo onírico e na vida mental das pessoas (o sofrimento psíquico). “Isso é interessante do ponto de vista da teoria sobre sonhos. Outro destaque importante do estudo é ter feito isso de maneira quantitativa, usando mecanismos matemáticos para tentar extrair semântica”, afirma o pesquisador.

No trabalho, o grupo usou ferramentas de processamento de linguagem natural para estudar 239 relatos de sonhos de 67 indivíduos, feitos antes dos casos de contaminação pelo SARS-CoV-2 e durante os meses de março e abril, logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado a pandemia de COVID.

Segundo Mota, um estudo multicêntrico, envolvendo USP, UFRN e as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Rio de Janeiro (UFRJ), está analisando agora dados coletados por um período maior da pandemia (até julho). O objetivo é avaliar se há impacto nos sonhos dos voluntários provocado por mortes de familiares e pessoas próximas. “A intenção é divulgar rapidamente os resultados, assim que estiverem prontos, para que, a partir desse conhecimento, sejam traçadas estratégias de saúde mental.”

Metodologia

O grupo de pesquisadores brasileiros vinha desenvolvendo e adotando aplicativos e softwares que permitem, por meio da análise do discurso, diagnosticar doenças psiquiátricas, como a esquizofrenia. Essas ferramentas foram adaptadas para fazer avaliações cognitivas.

Os relatos dos sonhos dos voluntários foram colhidos em áudio por meio de um aplicativo para smartphone. Depois, os pesquisadores utilizaram três ferramentas de computador. A primeira é focada na estrutura do discurso, para comparar a complexidade e conexão da trajetória de palavras usadas na narrativa.

As outras duas se concentram no conteúdo. Uma mede a proporção de palavras inseridas em determinadas classes, como conteúdo sentimental, e as compara a uma lista predefinida para analisar a associação com emoções positivas e negativas. A outra mede a semelhança dos relatos a temas específicos por meio da construção de mapas de similaridade semântica, permitindo avaliar o quanto as palavras estão próximas de termos como “contaminação”, “limpeza”, “doença”, “saúde”, “morte” e “vida”.

“A semelhança significativa com ‘limpeza’ em relatos de sonhos aponta para novas estratégias sociais (por exemplo, uso de máscaras, evitar o contato físico) e novas práticas de higiene (como o uso de desinfetante para as mãos e outros produtos de limpeza) que se tornaram centrais para novas regras sociais e comportamento. Tomados em conjunto, esses achados parecem mostrar que os conteúdos dos sonhos refletem as diferentes fontes de medo e frustração decorrentes do cenário atual”, escrevem os pesquisadores no artigo publicado na PLOS ONE.

Mota destaca que, apesar de ter sido detectado de forma colateral, chama a atenção o maior sofrimento expresso nos sonhos da população feminina. “Há na literatura estudos sobre a diferença de gênero. O público feminino relata maior conteúdo negativo e mais pesadelos. Acho que está ligado à situação histórica do cotidiano das mulheres, em que elas exercem duas, três jornadas, com uma carga mental maior, preocupação com trabalho, casa, filhos. Isso se agravou na pandemia”, avalia a neurocientista.

O estudo Dreaming during the Covid-19 pandemic: Computational assessment of dream reports reveals mental suffering related to fear of contagion está disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0242903#abstract0.


Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

09 janeiro 2021

O Papiro de Rhind ou papiro de Amósis

O Papiro de Rhind ou papiro de Amósis é um documento egípcio de cerca de 1 650 a.C., ele mede cerca de 5 metros por 33 cm. Nele o escriba de nome Amósis detalha a solução de 85 problemas de aritmética, frações, cálculo de áreas, volumes, progressões, repartições proporcionais, regra de três simples, equações lineares, trigonometria básica e geometria. É um dos mais famosos antigos documentos matemáticos que chegaram aos dias de hoje.

Em dezembro eu assisti uma palestra do IFF São Paulo é uma ótima introdução ao assunto. A palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Juliana Martins.

A palestra começa falando sobre a evolução das pesquisas em história da matemática, depois fala um pouco sobre o que é papiro, sobre como foi feita a tradução com a ajuda da pedra de Roseta e por fim entra na história do papiro em si. A palestra é o vídeo ao final deste post.

Para saber mais:
Se quiser ver o papiro numa super resolução que esta no museu britânico basta entrar neste [ link ]

fontes: wikipedia.com, mathematicsmagazine.com, britishmuseum.org


08 janeiro 2021

Pesquisa feita pela educação pública! Se o Butantan fosse privado quanto você que ia custar a dose da vacina?

07 janeiro 2021

Leitura e Google Earth



👉 A criação do Google Earth foi diretamente inspirada pelo software fictício "Terra" que esta no livro de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson!
Estimule a leitura em suas aulas de matemática! 


fonte:  https://www.vanityfair.com/news/2017/06/neal-stephenson-metaverse-snow-crash-silicon-valley-virtual-reality
.
É comprovado que o hábito de leitura impulsiona o funcionamento do cérebro, melhora o stress e a empatia.

06 janeiro 2021

Dica de livro - Um Labirinto Labiríntico de Jaques Fux


Olá, a dica de hoje é de um livro infanto-juvenil chamado Um Labirinto Labiríntico de Jaques Fux. O autor que também é matemático coloca na história alguns conceitos matemáticos como infinito, recursividade, figuras geométricas além de ter uma clara influência da literatura fantástica de Jorge Luiz Borges na história. Recomendo a leitura para alunos a partir do 6o ano do ensino fundamental.

O melhor é que o livro esta disponível gratuitamente pela Biblioteca Pública do Paraná! Basta usar o link a seguir [ aqui ]

Leia abaixo uma pequena sinopse do livro:
E se de repente você se visse perdido em um labirinto? Mas não em um labirinto qualquer, num labirinto labiríntico? E se você não encontrasse placas apontando a saída e nem alguém num guichê de desinformações? Apenas um quebra-cabeças para lá de misterioso no meio do nada? O que você faria?

Jacques Fux é escritor, matemático, mestre em computação, doutor e pós-doutor em Literatura. Foi pesquisador na Universidade de Harvard (2012-2014). Já ganhou os prêmios São Paulo e Manaus de Literatura, entre outros. Seus livros foram traduzidos para o italiano, espanhol e hebraico.

05 janeiro 2021

O problema matemático dos buracos negros que rendeu o prêmio Nobel de 2020

 

Leia a reportagem que conta a história de como Roger Penrose teve o aquele "estalo"/momento onde ele vislumbra uma possível solução para os problemas de sobre singularidades, a natureza dos quasares e sua trajetória até culminar no prêmio Novel de física em 2020.

A imagem da foto da agência REUTERS e mostra como a singularidade no coração de um buraco negro produz calor tão intenso que radiação extremamente brilhante é expelida.

Saiba tudo no link [ aqui ]
A reportagem é da BBC Future.
 

04 janeiro 2021

Isaac Newton - 378 anos

Isaac Newton foi um físico, matemático e astrônomo inglês.

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
Frase dita em 1687, Explicando a sua Terceira Lei de Newton - Ação e Reação

"Construímos muros demais e pontes de menos."
We build too many walls and not enough bridges
The Toobeez Teambuilding Activity Workbook Helps Teams to Exercise Their Creative Problem-solving, Communication and Collaboration Skills - Página 14, de Tom Heck e Toobeez Heck - Editora TOOBEEZ, LLC, 2005

Nascido em 4/1/1643 completaria hoje 378 anos.

A imagem é o Retrato de Isaac Newton por Godfrey Kneller em 1689.