Para quem não me conhece sou estudante de Licenciatura em Matemática pelo CEDERJ/UFF e criei este site para levantar debates e falar sobre assuntos em torno de matemática e educação.
Todas as críticas e sugestões aqui são com o intuito de melhorar as práticas do CEDERJ, se quiserem falar diretamente comigo basta colocar um comentário neste post que eu retorno assim que possível.
Eu fiz um post anterior com críticas e sugestões ao CEDERJ que pode ser acessado no endereço [http://bit.ly/cubo001]. Este post vai funcionar como um complemento ao anterior.
Eu não sabia que a avaliação institucional era anual, no semestre passado eu tinha preparado um texto com alguns elogios e críticas, estes textos serão acrescentados também aqui.
A avaliação Institucional é um grande questionário onde o aluno opina em muitos aspectos sobre o curso. Grande parte das perguntas são respondidas com notas de 1 a 5 para cada tema avaliado. No 13º item do questionário é aberto para colocarmos nossas impressões sobre o curso. Como meus textos são grandes e com o intuito de levantar o debate entre colegas alunos vou colocar os textos nesta postagem:
Todas os comentários são específicos do curso de licenciatura em matemática e do polo Rio Bontio.
13.1 - Pontos positivos do Cederj
Ensino de qualidade apesar da gestão totalmente VERTICAL do curso. Sempre as mudanças vem de cima para baixo sem levar em conta a opinião dos estudantes. Poderia se muito melhor, incluindo medidas simples, baratas se parassem para escutar quem realmente usa os sistemas, os alunos, e tentar entender as coisas pela ótica/realidade do aluno.13.2 - Pontos negativos do Cederj
Sucateamento. Não adiante ficar fazendo propaganda eleitoreira "vamos dobrar o numero de polos" se o polo Rio Bonito, por exemplo, esta cada vez mais sucateado. Não funciona nem a internet.Gestão na parte de informática e disseminação de conhecimento da "idade da pedra". A cúpula da administração não deve seguir as orientações dos analistas de TI do cederj.
O cederj deve focar a sua energia em internet colaborativa e disseminação de conhecimento. Muitas medidas neste sentido não requer gasto de dinheiro dei vários exemplos no meu post anterior. http://bit.ly/cubo001
Encadernação dos livros do cederj deixa a desejar, muitos livros por mais cuidado que se tenha eles desmontam com pouco uso. Ai fica até difícil de doar para outro aluno usar, pois as folhas começam a soltar.
(Veja algumas fotos abaixo)
13.3 - Pontos positivos do seu Curso
O curso é bom, tem qualidade no ensino, mas poderia ser muito melhor.13.4 - Pontos negativos do seu Curso
Grande desconexão da UFF/matemática com os campos do cederj. a UFF não estimula alunos do cederj a entrarem em programas extra classe. Não existe versões destes programas online, mesmo que reduzidas, para pessoas de polos de longe possam participar. As palestras que tem na UFF nunca são gravadas e disponibilizadas online, cadê o foco principal? que é a disseminação de conhecimento! Nem os eventos de matemática da uff são divulgados direito nos polos, só se vc tiver "os contatos" que consegue as informações, parece coisa de máfia, isso quando divulga.... Já teve a cara de pau de divulgar um prêmio universitário 4 dias antes de terminar o prazo; parece que de propósito para os alunos do cederj não participarem. (Veja na imagem abaixo o print da notícia. Ao clicar na imagem pode-se veja em tamanho natural)13.5 - Pontos positivos das disciplinas cursadas neste semestre
Os livros de cálculo 1 são ótimos didaticamente falando. Dos livros didáticos das matérias que estudei estes estão sendo os melhores, parabéns aos autores, não vou citar nomes porque são muitos. Instrumentação no ensino de geometria (IEG) é uma ótima matéria, não só pelos assuntos que aborda e como aborda mas também por ser a matéria de didática mais pé no chão para licenciatura em matemática, até o momento (terminei o 4o semestre), pena que ela esta também sucateada (no post anterior também tem mais detalhes http://bit.ly/cubo001).Parabéns também aos coordenadores de Calculo 1 por colocar a sessão cinema na plataforma. Para quem não conhece toda aula eles sugerem um vídeo sobre um assunto fora da matéria Cálculo 1 mas falando de matemática e educação. Parabéns.
Aproveitando aqui para falar de algumas matérias cursadas no semestre anterior:
Fábio Simas (coordenador de Geometria Espacial):
1-Por colocar arquivos em epub. Finalmente alguém evoluiu para livro digital em no curso EAD!!! Deveria ser o padrão. Eu sei que da trabalho, mas faz um pouco de cada vez.... depois de 4 semestres vc consegue converter tudo.
2-Por colocar áudio/vídeos com comentários do assunto da semana. De novo, ele fez isso em parte do material, sei que com o tempo ele acabar fazendo em tudo.
3-Por colocar alguns pdf com anotações chamando a atenção de trechos do livro e colocando comentários sobre estes trechos. Mais um ótimo exemplo do que realmente se espera em EAD.
4-Disponibilizar vídeo com explicação de partes do livro que não estão boas, principalmente no sentido de visualização espacial (3D) de uma coisa que está num livro (2D).
13.6 - Pontos negativos das disciplinas cursadas neste semestre
IEG precisa ser revisada e atualizada, muitos links e leituras recomendadas offline.Todas as disciplinas precisam ser revisadas no sentido de estimular internet colaborativa e disseminação de conhecimento, leia mais em http://bit.ly/cubo001
Aproveitando aqui para falar de algumas matérias cursadas no primeiro semestre de 2019:
No sistema moodle da matéria Construções Geométricas(CG) está jogado as moscas...O aluno que tem que lembrar a coordenação de liberar acesso ao material da semana. A matéria parou na semana 12 e não foi mais atualizada. No livro de CG da aula 13 em diante só tem a solução dos exercícios pares. Muito preguiçoso isso! Ja que não temos contato constante com tutores o mínimo que devem fazer e disponibilizar a resolução de todos os exercícios. Se fazer em pdf não tem custo nenhum.
Teve dúvida minha da sala de tutoria (cod. 741722) que ficou mais de 10 dias sem resposta. Quanto ligo para tutoria a distância sempre tem desculpa na ponta da língua para ausência, pede para deixar a dúvida na sala de tutoria e vc morre de velhice esperando a resposta. Cadê o suporte aos alunos?
Problemas no livro de Geometria Espacial. Tem várias referências às proposições erradas. Ex. pag. 129 "... (veja a proposição 22 e o exercício 9 da aula 19)..." não existe prop. 22 pq em algum momento passaram a numerar as prop. por capítulos. Está cheio de referencias erradas pelo livro. Porque não tem uma errata na plataforma para informar os alunos? Que se dane o tempo que o aluno perde para descobrir estas coisas.... quando ja podia ter uma orientação previa com as correções.
Sugestão: Usem o sistema de errata dos coordenadores de Matemática Discreta. Ele é ótimo. Independente de valer ponto, ele usa a ajuda de todos os aluno para ir melhorando o material deles. Tem que aproveitar o viés participativo da internet para coisas assim, vai diminuir o volume de trabalho.
Prática de ensino 1 - Somente no final do semestre fiquei sabendo que existe tutor a distância para prática de ensino 1. Ninguém no polo nunca nos informou disso. Lamentável, podia ter aproveitado mais a matéria. Seja mediador presencial, coordenadores do polo, ninguém.
Obs: como esta é minha 1a matéria pedagógica que é pela UFRRJ e não pela UFF isso deveria ficar mais claro. Aposto não deve ter quase alunos de matemática frequentando porque ninguém deve saber disso.
Geometria Espacial - Gabarito do livro de GE deveria vir com as soluções detalhadas e não somente o resultado final.
13.7 - Pontos positivos do seu Polo
A força de vontade e a vontade de ajudar dos mediadores apesar de tudo. Este tudo é: sucateamento, sem internet, falta de manutenção em ventiladores e ar condicionado (no 1o semestre é desumano estudar na biblioteca), baixos salários, etc.No 1o semestre de 2019:
Tutor Luciano Lima(Pré-Calculo do polo Rio Bonito), ótimo tutor . Ele se prepara para as aulas, tem total conhecimento da matéria, paciência, disponibilidade. É uma pena que os alunos do polo não prestigiem suas tutorias.
13.8 - Pontos negativos do seu Polo
- Colocarem avisos muito tarde na plataforma "aos 45 min. do segundo tempo". Ex. avisar que um mediador vai faltar na sexta-feira a noite antes da tutoria. Será que ele avisou da falta na sexta a noite? Acho difícil.Tem aluno que vem de longe gasta com transporte só para assistir determinada tutoria e descobre quando chega que o tutor vai faltar.
- Maior atenção na entrega dos livros didáticos. Fiquei metade do semestre sem um livro físico, prejudicando os estudos, teria sido mais fácil se estivesse com o livro em mãos.
- Atraso constantes nas tutorias de 13h por causa de reuniões. Neste semestre eu tinha Calculo 1 que é somente um tempo as 13h e vivia começando atrasado por causa de reuniões. Ai bagunçava todas as outras tutorias da tarde.
- Não respeitar os horários das palestras em dias de colóquio, seminário e visita docente. É bom ter esta palestras, sim, mesmo que para isso nós percamos tutorias, mas o que é inadmissível é não ter tutoria, e grande parte deste tempo ser perdido esperando a palestra começar. Seja por não ter sido preparado o local com antecedência, etc. Outra coisa é usar dois sábados para estes eventos. Se tiver evento suficiente tudo bem... mas o que vejo é ficar enchendo lingüiça para cobrir dois sábados e os alunos ficarem 2 sábados sem tutorias. Que faça um dia só é com qualidade. Ai ficamos com o melhor dos 2 mundos; boas palestras com uso apropriado do tempo e sem perder dois sábados de tutorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário