Botão facebook (cabeçalho)

22 dezembro 2019

Avaliação Institucional CEDERJ 2019.2


Para quem não me conhece sou estudante de Licenciatura em Matemática pelo CEDERJ/UFF e criei este site para levantar debates e falar sobre assuntos em torno de matemática e educação.

Todas as críticas e sugestões aqui são com o intuito de melhorar as práticas do CEDERJ, se quiserem falar diretamente comigo basta colocar um comentário neste post que eu retorno assim que possível.

Eu fiz um post anterior com críticas e sugestões ao CEDERJ que pode ser acessado no endereço [http://bit.ly/cubo001]. Este post vai funcionar como um complemento ao anterior.

Eu não sabia que a avaliação institucional era anual, no semestre passado eu tinha preparado um texto com alguns elogios e críticas, estes textos serão acrescentados também aqui.

A avaliação Institucional é um grande questionário onde o aluno opina em muitos aspectos sobre o curso. Grande parte das perguntas são respondidas com notas de 1 a 5 para cada tema avaliado. No 13º item do questionário é aberto para colocarmos nossas impressões sobre o curso. Como meus textos são grandes e com o intuito de levantar o debate entre colegas alunos vou colocar os textos nesta postagem:
Todas os comentários são específicos do curso de licenciatura em matemática e do polo Rio Bontio.

13.1 -     Pontos positivos do Cederj

Ensino de qualidade apesar da gestão totalmente VERTICAL do curso. Sempre as mudanças vem de cima para baixo sem levar em conta a opinião dos estudantes. Poderia se muito melhor, incluindo medidas simples, baratas se parassem para escutar quem realmente usa os sistemas, os alunos, e tentar entender as coisas pela ótica/realidade do aluno.


13.2 -     Pontos negativos do Cederj

Sucateamento. Não adiante ficar fazendo propaganda eleitoreira "vamos dobrar o numero de polos" se o polo Rio Bonito, por exemplo, esta cada vez mais sucateado. Não funciona nem a internet.
Gestão na parte de informática e disseminação de conhecimento da "idade da pedra". A cúpula da administração não deve seguir as orientações dos analistas de TI do cederj.
O cederj deve focar a sua energia em internet colaborativa e disseminação de conhecimento. Muitas medidas neste sentido não requer gasto de dinheiro dei vários exemplos no meu post anterior. http://bit.ly/cubo001
Encadernação dos livros do cederj deixa a desejar, muitos livros por mais cuidado que se tenha eles desmontam com pouco uso. Ai fica até difícil de doar para outro aluno usar, pois as folhas começam a soltar.
(Veja algumas fotos abaixo)
   

13.3 -     Pontos positivos do seu Curso

O curso é bom, tem qualidade no ensino, mas poderia ser muito melhor.
   

13.4 -     Pontos negativos do seu Curso

Grande desconexão da UFF/matemática com os campos do cederj. a UFF não estimula alunos do cederj a entrarem em programas extra classe. Não existe versões destes programas online, mesmo que reduzidas,  para pessoas de polos de longe possam participar. As palestras que tem na UFF nunca são gravadas e disponibilizadas online, cadê o foco principal? que é a disseminação de conhecimento! Nem os eventos de matemática da uff são divulgados direito nos polos, só se vc tiver "os contatos" que consegue as informações, parece coisa de máfia, isso quando divulga.... Já teve a cara de pau de divulgar um prêmio universitário 4 dias antes de terminar o prazo; parece que de propósito para os alunos do cederj não participarem. (Veja na imagem abaixo o print da notícia. Ao clicar na imagem pode-se veja em tamanho natural)
   

13.5 - Pontos positivos das disciplinas cursadas neste semestre

Os livros de cálculo 1 são ótimos didaticamente falando. Dos livros didáticos das matérias que estudei estes estão sendo os melhores, parabéns aos autores, não vou citar nomes porque são muitos. Instrumentação no ensino de geometria (IEG) é uma ótima matéria, não só pelos assuntos que aborda e como aborda mas também por ser a matéria de didática mais pé no chão para licenciatura em matemática, até o momento (terminei o 4o semestre), pena que ela esta também sucateada (no post anterior também tem mais detalhes http://bit.ly/cubo001).
Parabéns também aos coordenadores de Calculo 1 por colocar a sessão cinema na plataforma. Para quem não conhece toda aula eles sugerem um vídeo sobre um assunto fora da matéria Cálculo 1 mas falando de matemática e educação. Parabéns.

Aproveitando aqui para falar de algumas matérias cursadas no semestre anterior:
Fábio Simas (coordenador de Geometria Espacial):
1-Por colocar arquivos em epub. Finalmente alguém evoluiu para livro digital em no curso EAD!!! Deveria ser o padrão. Eu sei que da trabalho, mas faz um pouco de cada vez.... depois de 4 semestres vc consegue converter tudo.
2-Por colocar áudio/vídeos com comentários do assunto da semana. De novo, ele fez isso em parte do material, sei que com o tempo ele acabar fazendo em tudo.
3-Por colocar alguns pdf com anotações chamando a atenção de trechos do livro e colocando comentários sobre estes trechos. Mais um ótimo exemplo do que realmente se espera em EAD.
4-Disponibilizar vídeo com explicação de partes do livro que não estão boas, principalmente no sentido de visualização espacial (3D) de uma coisa que está num livro (2D).


13.6 -     Pontos negativos das disciplinas cursadas neste semestre

IEG precisa ser revisada e atualizada, muitos links e leituras recomendadas offline.
Todas as disciplinas precisam ser revisadas no sentido de estimular internet colaborativa e disseminação de conhecimento, leia mais em http://bit.ly/cubo001

Aproveitando aqui para falar de algumas matérias cursadas no primeiro semestre de 2019:
No sistema moodle da matéria Construções Geométricas(CG) está jogado as moscas...O aluno que tem que lembrar a coordenação de liberar acesso ao material da semana. A matéria parou na semana 12 e não foi mais atualizada. No livro de CG da aula 13 em diante só tem a solução dos exercícios pares. Muito preguiçoso isso! Ja que não temos contato constante com tutores o mínimo que devem fazer e disponibilizar a resolução de todos os exercícios. Se fazer em pdf não tem custo nenhum.
Teve dúvida minha da sala de tutoria (cod. 741722) que ficou mais de 10 dias sem resposta. Quanto ligo para tutoria a distância sempre tem desculpa na ponta da língua para ausência, pede para deixar a dúvida na sala de tutoria e vc morre de velhice esperando a resposta. Cadê o suporte aos alunos?

Problemas no livro de Geometria Espacial. Tem várias referências às proposições erradas. Ex. pag. 129 "... (veja a proposição 22 e o exercício 9 da aula 19)..." não existe prop. 22 pq em algum momento passaram a numerar as prop. por capítulos. Está cheio de referencias erradas pelo livro. Porque não tem uma errata na plataforma para informar os alunos? Que se dane o tempo que o aluno perde para descobrir estas coisas.... quando ja podia ter uma orientação previa com as correções.
Sugestão: Usem o sistema de errata dos coordenadores de Matemática Discreta. Ele é ótimo. Independente de valer ponto, ele usa a ajuda de todos os aluno para ir melhorando o material deles. Tem que aproveitar o viés participativo da internet para coisas assim, vai diminuir o volume de trabalho.

Prática de ensino 1 - Somente no final do semestre fiquei sabendo que existe tutor a distância para prática de ensino 1. Ninguém no polo nunca nos informou disso. Lamentável, podia ter aproveitado mais a matéria. Seja mediador presencial, coordenadores do polo, ninguém.
Obs: como esta é minha 1a matéria pedagógica que é pela UFRRJ e não pela UFF isso deveria ficar mais claro. Aposto não deve ter quase alunos de matemática frequentando porque ninguém deve saber disso.

Geometria Espacial - Gabarito do livro de GE deveria vir com as soluções detalhadas e não somente o resultado final.
   

13.7 -     Pontos positivos do seu Polo

A força de vontade e a vontade de ajudar dos mediadores apesar de tudo. Este tudo é: sucateamento, sem internet, falta de manutenção em ventiladores e ar condicionado (no 1o semestre é desumano estudar na biblioteca), baixos salários, etc.

No 1o semestre de 2019:
Tutor Luciano Lima(Pré-Calculo do polo Rio Bonito), ótimo tutor . Ele se prepara para as aulas, tem total conhecimento da matéria, paciência, disponibilidade. É uma pena que os alunos do polo não prestigiem suas tutorias. 
   

13.8 -     Pontos negativos do seu Polo

  • Colocarem avisos muito tarde na plataforma "aos 45 min. do segundo tempo". Ex. avisar que um mediador vai faltar na sexta-feira a noite antes da tutoria. Será que ele avisou da falta na sexta a noite? Acho difícil.Tem aluno que vem de longe gasta com transporte só para assistir determinada tutoria e descobre quando chega que o tutor vai faltar.
  • Maior atenção na entrega dos livros didáticos. Fiquei metade do semestre sem um livro físico, prejudicando os estudos, teria sido mais fácil se estivesse com o livro em mãos.
  • Atraso constantes nas tutorias de 13h por causa de reuniões. Neste semestre eu tinha Calculo 1 que é somente um tempo as 13h e vivia começando atrasado por causa de reuniões. Ai bagunçava todas as outras tutorias da tarde.
  • Não respeitar os horários das palestras em dias de colóquio, seminário e visita docente. É bom ter esta palestras, sim, mesmo que para isso nós percamos tutorias, mas o que é inadmissível é não ter tutoria, e grande parte deste tempo ser perdido esperando a palestra começar. Seja por não ter sido preparado o local com antecedência, etc. Outra coisa é usar dois sábados para estes eventos. Se tiver evento suficiente tudo bem... mas o que vejo é ficar enchendo lingüiça para cobrir dois sábados e os alunos ficarem 2 sábados sem tutorias. Que faça um dia só é com qualidade. Ai ficamos com o melhor dos 2 mundos; boas palestras com uso apropriado do tempo e sem perder dois sábados de tutorias.

18 dezembro 2019

Saiba que foi a matemática e não a física que descobriu os buracos negros!

A imagem do post é a primeira imagem feita de um buraco negro/ AFP

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de São Paulo em 18/12/2019

É surpreendente que a matemática dê tão certo

Dois amigos falam sobre suas profissões. O matemático mostra uma estatística que realizou: mu é a média da população, sigma é o desvio-padrão etc. O outro, inseguro se o amigo está caçoando dele, pergunta: “E isso aqui?”. O matemático explica: “Esse é o pi. Você sabe: o quociente do perímetro pelo diâmetro do círculo”. Isso é demais para o colega: “Fala sério: certamente a população não tem nada que ver com o perímetro do círculo!”

Assim começa o artigo “A não razoável efetividade da matemática nas ciências naturais”, de 1960, em que o cientista húngaro-americano Eugene Wigner (1902-1995) se debruça sobre a estranha capacidade da matemática para explicar e prever o mundo à nossa volta. Tomemos o exemplo dos buracos negros, um dos fenômenos mais intrigantes do universo.

Em 1915, Albert Einstein publicou sua revolucionária teoria da relatividade geral. No centro da teoria está a “equação de campo”, que relaciona a geometria do universo com a distribuição de massa. É uma equação complicada, Einstein não acreditava que pudesse ser resolvida.

No entanto, em 22 de dezembro do mesmo ano recebeu uma carta contendo uma solução exata. O autor, Karl Schwarzschild (1873-1916), era um cientista e, à época, tenente do exército alemão, combatendo na frente russa da 1ª Guerra Mundial. Escreveu: “Como pode ver, a guerra tratou-me razoavelmente bem: pude me alhear dos tiroteios pesados e fazer este passeio pelo mundo das ideias”.

Einstein respondeu: “Li seu trabalho com o maior interesse. Eu não esperava que alguém pudesse formular a solução exata de modo tão simples. Gostei muito do tratamento matemático. Quinta-feira apresentarei o trabalho à Academia”.

Na solução de Schwarzschild existe uma região esférica especial, que foi interpretada como um “horizonte de eventos”: tudo que entra na esfera não pode mais sair. A massa do objeto (uma estrela, por exemplo) encurva o espaço-tempo de tal forma que nem a luz consegue escapar! Desta forma, a matemática descobriu os “buracos negros”, que os físicos não previram.

Não só não previram, como nem Einstein nem seus colegas acreditaram que pudessem realmente existir. Durante décadas, na comunidade dos físicos acreditar em buracos negros era como acreditar na fadinha do dente.

Até o início da década de 1970, quando Thomas Bolton, Louise Webster e Paul Murdin identificaram Cignus X-1 como o primeiro buraco negro conhecido.

De então para cá, ficou claro que buracos negros são um dos fenômenos mais essenciais do universo. Descoberto por meio de uma equação matemática.

Marcelo Viana
Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

16 dezembro 2019

USP abre concursos para professores nas áreas de computação e matemática

Aprovados terão salário inicial de R$ 11.069,17 e vão atuar no ICMC, que se localiza no campus da Universidade em São Carlos

Estão abertas as inscrições em dois concursos públicos para o cargo de professor doutor no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os docentes aprovados deverão manter vínculo empregatício exclusivo com a USP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa) e terão salário inicial de R$ 11.069,17.

Uma das vagas é para atuar junto ao Departamento de Ciências de Computação (SCC) do Instituto, na especialidade inteligência artificial. Para obter mais detalhes sobre as etapas do concurso bem como sobre os prazos, as provas e demais informações, acesse o edital completo disponível neste link: icmc.usp.br/e/9c815.

Já a outra vaga é vinculada ao Departamento de Matemática (SMA) do ICMC, na área de conhecimento álgebra. Para obter mais detalhes sobre as etapas do concurso bem como sobre os prazos, as provas e demais informações, acesse o edital completo disponível neste link: icmc.usp.br/e/c0a52.

As inscrições para os dois concursos devem ser realizadas exclusivamente via internet até 17 horas do dia 3 de fevereiro de 2020 (horário oficial de Brasília/DF) por meio do sistema de admissão docente: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao.


Mais informações
Computação – Edital ATAc/ICMC/USP nº 99/2019: icmc.usp.br/e/9c815
Matemática – Edital ATAc/ICMC/USP nº 100/2019: icmc.usp.br/e/c0a52
Assistência Acadêmica do ICMC: (16) 3373-8163 ou (16) 3373.8109
E-mail: sacadem@icmc.usp.br

10 dezembro 2019

O Crime do Professor de Matemática de Clarice Lispector!



E você de humanas discriminando a matemática, se até Clarice fala sobre matemática você também pode!
Vamos conversar sobre matemática?

Seguindo com nossa programação de férias e aproveitando o aniversário de Clarice Lispector, ela hoje estaria completando 99 anos!

Primeiro para conhecer a sua obra sugiro a leitura de um conto chamado O Crime do Professor de Matemática presente no livro de contos Laços de Família. Contos são sempre bons como introdução para conhecer a obra de um autor. E como este é um site de matemática nada melhor que um conto sobre o tema.

Se não conhece Clarice convido-o a visitar um site com uma excepcional exposição virtual   no Instituto Moreira Salles em www.claricelispectorims.com.br.

Para conhecer mais sobre a vida de Clarice sugiro ver o seguinte vídeo:



O texto do inicio do post é retirado do conto Perdoando Deus. Veja abaixo um vídeo com a narração de Aracy Balabanian para este conto. Por que postar isso aqui? Porque cultura e matemática podem viver harmoniosamente.

Se você é de humanas saiba que a matemática esta em tudo a sua volta! Aproveite e experimente outros posts deste blog!

Teatro grátis - Peça Conselho de Classe

Cubo Matemática nas Férias!
Em Niterói peça de teatro gratuita "Conselho de Classe" levanta um importante debate sobre alguns aspectos da educação no Brasil.

São 2 apresentações hoje 10/12 e 17/12 as 19h
no Colégio Estadual José Bonifácio - Rua Carlos Maximiano, 20 - Fonseca - Niterói-RJ

Para ler uma crítica da peça acesse:
http://www.criticateatralbr.com/2019/11/conselho-de-classe

09 dezembro 2019

Cubo Matemática nas Férias! + Ebook As Cavernas de Aço - Isaac Asimov grátis!


Correção: Hoje dia 10/12 a promoção ainda esta no ar.

No nosso primeiro post de férias já tempos um presentão para vocês.
Hoje a Amazon faz 7 anos de lançamento do kindle no Brasil e esta dando um ebook grátis para cada usuário do kindle. Mesmo quem não tem o kindle pode usar o app Android/IOS do kindle e aproveitar o presente.

Basta clicar neste [link] e escolher entre alguns dos best sellers do site. Esta promoção é válida somente hoje!

Sugerimos você escolher o livro de Isaac Asimov - As Cavernas de Aço, que é um dos livros mais populares deste escritor. Para já ir aproveitando as férias. Veja abaixo a sinopse do livro.

A população da Terra cresceu de modo desenfreado. Os Mundos Siderais, antigas colônias terráqueas, há muito deixaram de se sujeitar à autoridade de seus colonizadores. Para agravar a situação, os robôs parecem estar substituindo grande parte da mão de obra humana, condenando os cidadãos da Terra a uma vida que mal lhes garante a subsistência. Em meio a esse cenário, o embaixador dos Mundos Siderais é encontrado morto em sua residência na cidade de Nova York. O investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o crime, e para cooperar com o inquérito, os Siderais enviam um parceiro inusitado: seu nome é R. Daneel Olivaw, e ele é um robô. Indicado ao prêmio Hugo de melhor romance, o sexagenário As Cavernas de Aço é também uma das principais obras do autor, ao lado de Fundação e Eu, Robô. Nele, Asimov cria uma narrativa que povoa o imaginário popular de ficção científica e se mantém influente até hoje.

Boa leitura!

05 dezembro 2019

Netuno foi encontrado graças à matemática!


 "Netuno marcou a exploração do Sistema Solar, porque não foi encontrado olhando o céu com nossos olhos ou com a ajuda de um telescópio", diz Lucie Green, uma astrofísica do Mullard Space Science Laboratory da University College London.

No século 19, as leis da gravidade de Newton eram bem entendidas e, com elas, as órbitas dos planetas ao redor do Sol podiam ser previstas.

Exceto a de Urano, que se desviou um pouco do caminho esperado.

Naquela época, Urano era o planeta conhecido que estava mais distante do Sol e alguns cientistas especularam que as leis da gravidade de Newton poderiam não funcionar a uma distância tão grande.

Outros, porém, acreditavam na matemática, o que os levou a pensar que havia um imenso objeto por perto, alterando o caminho de Urano ao redor do Sol.

"Eles calcularam o que, como e onde. E quando giraram o telescópio em direção à área que a matemática indicava, o planeta foi encontrado", diz Green.

A descoberta de Netuno entrou na história como evidência de que a matemática não é inventada, mas existe. Mas isso é assunto para um próximo post. :P

Fonte: BBC News.
Imagem: NASA.

03 dezembro 2019

Mudanças nos cursos de Licenciatura e aumento de ênfase na prática


Mozart Neves, relator da proposta de mudança nos cursos de formação docente,  24.out.2016 - Marcos Oliveira/Agência Senado

No começo de novembro, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou novas diretrizes para a formação de professores que ampliam a duração dos cursos e estabelecem maior foco em atividades práticas, tirando parte da carga voltada à teoria.
A Folha de São Paulo e o Instituto Itaú Social tem um podcast voltado para professores chamado Folha na Sala que discutiu este assunto na última semana de novembro.

O relator da proposta no conselho, Mozart Neves, diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, foi entrevistado para esse episódio, para falar sobre as mudanças.

O podcast também discute como as mudanças na Formação Continuada de Professores da Educação Básica deve afetar a carreira e formação dos educadores no país. Especialistas debatem a crítica recorrente de que os cursos de pedagogia e de licenciaturas não incluem formação prática suficiente e acabam colocando nas escolas profissionais despreparados para a realidade da sala de aula.

O podcast começa mostrando opiniões de antigos ministros da educação sobre este assunto e continua com a entrevista com Mozart Neves. Para quem não lembra ele é que deveria substituir o antiministro da educação Weintraubprapqp e o governo voltou atrás.
Vale lembrar que apesar de aprovada ela ainda precisa ser homologada pelo atual ministro.

Abaixo os links para acessar o podcast pelo Spootfy, Deezer e um terceiro caso você não use estes serviços.

https://www.deezer.com

https://open.spotify.com/

Site folha