Capa do da raríssima primeira edição do livro Harmonices mundi (A harmonia do mundo) do astrônomo, astrólogo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630).
Ele é Dividido em cinco capítulos: o primeiro fala de polígonos regulares; o segundo da congruência de figuras; o terceiro da origem das proporções harmônicas na música; o quarto das configurações harmônicas da astrologia; e o quinto da harmonia dos movimentos dos planetas.
Nele Kepler formula uma explicação para a ordem do Universo por meio da geometria e da música. Também demonstra um caso particular da Lei da Gravitação Universal, na obra chamada "Terceira Lei" do movimento planetário, isso 70 anos antes da teoria de Isaac Newton.
Só existem 2 exemplares deste livro na América do Sul, ambos na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Ambos estavam "perdidos" no meio do imenso acervo da biblioteca e só foram descobertos em 2012.
Para saber mais:
Link para matéria sobre a descoberta dos livros:
http://revistaepoca.globo.com/Mente-aberta/noticia/2012/05/kepler-esta-entre-nos.html
Site para o acervo digital da Biblioteca Nacional, onde você pode consultar esta obra na integra. http://bndigital.bn.gov.br/acervodigital/
Nenhum comentário:
Postar um comentário