Botão facebook (cabeçalho)

28 julho 2021

Palestra "O ensino de progressão geométrica por meio do Triângulo de Sierpinski" (28/7) 18:30h

📌 Tema: "O ensino de progressão geométrica por meio do Triângulo de Sierpinski"
📌 Quem: Profª Dra. Eunice Cândida Pereira Rodrigues
📌 Quando: 28/7 17:30 (horário do Amazonas) 18:30 (horário de Brasília)
📌 Onde: Online
👉 Com certificado - Inscrições pelo link [ aqui ]

A Profª Eunice possui graduação em matemática pela UFMT (1994), especialização em matemática na UFG (1999), mestrado em matemática na UFG (2001) e doutorado em álgebra pela UnB (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondonópolis.

A teoria dos fractais vem sendo aplicada em diversas áreas do conhecimento e, extrapolando as fronteiras das ciências físico-matemáticas, vai das pesquisas em economia às ciências da computação, geologia, geofísica, biologia, psicologia, educação, além de outras. Trata-se de uma teoria introduzido na década de 1970 pelo matemático Benoit Mandelbrot, ou seja, o conceito de fractal fora inicialmente utilizado para descrever padrões de irregularidade e fragmentação encontrados na natureza, não abordados pela teoria euclidiana. Segundo Mandelbrot ([2]), a incapacidade de descrever formas como a de uma nuvem, de uma montanha, de uma árvore ou de um litoral devia-se a uma fragilidade própria à linguagem geométrica, ainda restrita a padrões regulares. Dito de outro modo, os fractais, nada mais é do que objetos e fenômenos da natureza que possuem formas irregulares, mas se observadas a diferentes escalas não perdem sua definição inicial, como por exemplo os batimentos do coração, emaranhado de vasos sanguíneos do pulmão, bacias hidrográficas e formações montanhosas. Em geral, o conceito de fractal é utilizado para se referir a formas geométricas ou objetos que ocupam o espaço e, por conseguinte, são caracterizados por conceitos que de alguma forma somos capazes de visualizar.
Diante do exposto, neste trabalho apresenta-se uma abordagem sobre os fractais, com ênfase ao Triângulo de Sierpinski. Com isso, aborda-se o tema proposto não apenas como uma curiosidade geométrica, mas visando a elaboração de um material de apoio aos docentes do ensino médio para que eles façam o uso no ensino de conteúdos relacionados com a progressão geométrica

Os participantes que assistirem a palestra através da nossa página no site da Even3 ou do link do convite no horário de sua transmissão receberão certificados.

Se estiver com dificuldade para se inscrever na palestra, assista um vídeo com algumas instruções no seguinte link [aqui]

Abaixo o vídeo para quem está assistindo depois do dia da transmissão. 



Nenhum comentário: