Botão facebook (cabeçalho)

17 março 2020

IV Seminário Cearense de História da Matemática

Atenção nordeste!
Observação, este evento não é gratuito.

PS. Alguém me da uma carona para o Ceará????



APRESENTAÇÃO
​No cenário da Educação Matemática, diversas tendências foram criadas para solidificação o campo de investigação, sendo elas, a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, os jogos matemáticos, a resolução de problemas, a História da Matemática, entre outras. Em se tratando da História da Matemática, é perceptível o aumento de trabalhos desenvolvidos nessa área que buscam disseminar não só aspectos históricos dos conteúdos, mas articular história e ensino, de maneira prática e palpável.

A História da Matemática é apontada como uma importante ferramenta para atividades em sala de aula. Entretanto, devemos ter prudência quando desenvolvemos trabalhos sobre aspectos históricos da matemática voltados para a área da Educação Matemática.

É o momento de disseminar estudos que envolvam relações entre a Educação e a História da Matemática, principalmente como forma de ampliar discussões que envolvam os diversos níveis de ensino, o fundamental, o médio e o superior.

É nesse sentido que o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional do Ceará e a Sociedade Brasileira de História da Matemática promove o IV Seminário Cearense de História da Matemática – IV SCHM, como uma iniciativa que pretende suscitar e impulsionar discussões sobre as relações entre Educação Matemática e História da Matemática.

Nessa edição, o IV SCHM será no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE em Canindé – CE. Cidade distante 115 km de Fortaleza.

 OBJETIVO
O IV Seminário Cearense de História da Matemática (SCHM) tem por objetivo promover e propagar pesquisas em História da Matemática desenvolvidas por pesquisadores, professores e alunos ligados a essa temática, assim como suas relações com a Educação Matemática. Nosso intuito é proporcionar um debate entre alunos, professores e pesquisadores do estado do Ceará, sobretudo no que se refere como, por que e para que realizar pesquisas na área da História da Matemática, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática da região.


PÚBLICO ALVO
O evento destina-se a alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos ligados as pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática.

Mais detalhes acesse [ aqui ]

Nenhum comentário: