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10 novembro 2019

Críticas e sugetões ao curso de matemática do CEDERJ/UFF

Este texto é um pedido para avaliar a disciplina de Instrumentação do Ensino da Geometria mas muito do que escrevo aqui pode ser estendido para outras disciplinas e algumas criticas são para o curso de forma geral. É por isso também que estou mandando com cópia para os senhores.

Adorei conhecer esta disciplina, achei ela bem prática e com certeza irá ajudar muito na minha profissão.
Com tantas disciplinas pedagógicas acho lamentável ter somente 2 disciplinas especificamente tratando de didática  no ensino de matemática num curso de Licenciatura em Matemática e ter 14 matérias de teorias sobre pedagogia (3 de didática, 4 de fundamentos e 7 opções de optativas (Tópicos Sobre a Diversidade na Educação, Educação Ambiental e Agenda 21, Educação Especial, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Movimentos Sociais e Educação, Políticas Públicas em Educação, Tópicos em Educação Especial).
Pelo outro lado temos 4 matérias de estágio, e as 3 específicas de matemática (IEG, IEAA, Informática no ensino da matemática)
Nesta conta eu não estou considerando Português Instrumental 1.
Total de 24 matérias pedagógicas. Sendo 4 práticas (estágios), 3 específicas de matemática e 14!!! teóricas sendo 7 optativas. ABSURDO o desequilíbrio desta balança!
Deveriam ter mais matérias específicas de didática para matemática, nem que fossem optativas.
Informática no ensino da matemática é na verdade "GEOGEBRA no ensino da matemática", ela é importante? sim e muito, mas Geogebra não é informática, é a mesma coisa de quem chama Facebook de Internet (você está pegando uma parte e considerando com o "todo"). Pelo menos deveria ter uma outra disciplina chamada "Informática no ensino da matemática" realmente tratando deste assunto. Nos mesmos moldes da disciplina que o professor Carlos Mathias esta fazendo no curso presencial.

Pontos negativos:
Vocês precisam revisar TODOS os links externos citados no livro e na plataforma, MUITOS estão offline e o aluno fica "no vácuo". Em alguns links onde tem a descrição do que é, ainda é possível fazer uma pesquisa e achar algo semelhante. Mas alguns links só tem o endereço com um texto genérico; ex: "para saber mais acesse...", e como esta offline não tenho nem uma pista do que aquilo se refere. Tem link no texto do livro informando que o acesso foi feito em 2007, 12 anos!!, tem que ter uma revisão. E não precisa esperar uma edição nova do livro!!! basta colocar na plataforma. Ex: "o link da pag. XX esta offline sugerimos usar este aqui que mostra xxxx". Isso não depende de verba nem nada é só ter vontade de fazer. Também não precisa acertar tudo de uma vez, vai acertando aos poucos....

Não mandar o material físico completo para todos os alunos. Eu por exemplo não recebi o volume 2 do livro de IEG.  Gostaria muito de ter ele fisicamente porque será usado como livro de referência para minhas aulas de geometria. Depois de conversar com alunos de outros polos descobri que isso não acontece com todos os polos, eu é que fui premiado mesmo. Como eu sou o único aluno de IEG neste semestre no polo Rio Bonito resolvi pedir providencias. Fui na sala de tutoria e apesar da boa vontade do tutor a distancia (faço questão de citar no nome dele Miguel Angelo Da Silva), no fim não deu em NADA. Depois eu liguei para a coordenação (bloco h do campus Gragoatá) pedindo o livro ou pedindo para comprar e a pessoa que me atendeu estava até com o "ar de ofendida no telefone" dizendo que não se podia vender .... etc. ... mas continuei sem o livro.
Esta semana no evento da uff de 20 anos do programa "Dá licença" eu vi champanhe e bolo, vi jornalzinho em edição extraordinária, sendo que todos os números são impressos em gráfica usando impressão a laser colorida. Enquanto na outra ponta temos alunos sem material impresso em preto e branco. Depois falam que a educação esta uma merda, que os níveis de matemática dos alunos do ensino fundamental estão uma merda, que a nota do ENADE do curso caiu e a culpa é sempre do elo mais fraco, o aluno. O problema é que não se prioriza... o foco principal é ensinar matemática, ensinar a ensinar matemática. Não pode ficar falando para o aluno usar material em pdf enquanto o jornalzinho é impresso em impressora a laser colorida. Tinha que ser o contrário.
Uma passagem do discurso do professor Wanderlei Moura Resende no evento 20 anos do programa "Dá licença" era falando sobre as inscrições para o evento. Falando que tinha gente vindo da faculdade a, b, c..., e uma hora ele mencionou CEDERJ/UFF e falou "que faço questão de inverter UFF/CEDERJ". Pois eu só vejo considerar o aluno de matemática do CEDERJ como aluno da UFF da boca para fora, na ação é bem diferente. Nunca vi estimularem os alunos do CEDERJ a entrarem nestes programas do departamento de matemática. As informações de eventos e coisas da UFF 99% das vezes não chegam no polo, quando chega é faltando 3 ou 4 dias para o prazo terminar. Num mundo com a internet de hoje é inadmissível.

Sugestão para IEG mas que pode ser aproveitada em outras disciplinas:
Na atividade 16 (link https://graduacao.cederj.edu.br/ava/mod/assign/view.php?id=69521 ) desta disciplina pedia "Pesquise um site sobre sólidos de revolução e faça uma resenha sobre ele."
No retorno da atividade o tutor depois de avaliação fez o seguinte comentário: "Para enriquecer o seu banco de sites de geometria, estou divulgando abaixo a lista dos sites visitados pelos seus colegas." E colocou uma lista de links levantados por outros alunos sobre o assunto.
Este é um exemplo de atitude super simples que agrega muito valor e deveria ser usadas em muitas tarefas.
Resumindo: O coordenador passou uma tarefa individual, e depois dela ser corrigida pelo tutor a distancia ele selecionou respostas válidas/interessantes/que se destacaram e mandou isso para todos os alunos da disciplina.
É um ótimo exemplo do uso da força de trabalho/pesquisa de dezenas de alunos para um trabalho que beneficia a todos.
Isso esta num nível infinitamente melhor de colaboração através da internet que o normal que se faz no CEDERJ (passar uma atividade individual, fazer, o tutor corrigir, e fim).
Isso inclusive deveria ter sido feito pelo menos no item da AD1 em que pede para ser feito um dos itens do laboratório de geometria. Poderiam tem pego os melhores trabalhos e ter exposto eles numa página para que todos da disciplina pudessem ver, trocar ideias, se inspirar, replicar boas práticas, divulgar a matemática. Outro exemplo, na AD1 poderia ter pego os 3 melhores trabalhos e ter perguntados se os estudantes que fizeram poderiam montar um tutorial mostrando como foi feito, e este tutorial ser disponibilizado na pagina da disciplina. O aluno poderia ganhar um certificado de, por ex. 3 horas de trabalhos extras, para estimula-los e a página da disciplina ia montando um catalogo de tutoriais. Agora imagina isso sendo feito assim a 10 anos... olha a quantidade de tutorias que deveriam estar disponíveis para consulta dos alunos. Quanto de dinheiro se gastou nisso? ZERO! Olha a quantidade de conhecimento gerado!!!

Uma sugestão para os eventos de matemática na UFF, porque que eles não são gravados e disponibilizados na internet para quem não pode ir, por ser em horário de trabalho ou para quem estuda em polo longe de Niterói? Acho que um dos objetivos é multiplicar conhecimento, o que vejo é uma panelinha de especialistas que seguram o conhecimento como se fosse uma sociedade secreta, só os mais próximos, vão ter o privilégio deste conhecimento... Basta ter um pouco de VONTADE.... como exemplo eu deixar o link de uma das palestra que tem na Uerj que são gravadas em celular e disponibilizadas. Ja é um começo... aos poucos vai melhorando...

Ex. Palestra feita na Uerj no dia 6/6/2019 com a Profa. Dra. Monica Rabello de Castro. Vejam no link abaixo. Com um celular eles estão dando um 7a1 em divulgação de conhecimento mesmo sem recurso. Teve problemas técnicos e tal, mas eles estão focando na essência, que é divulgar matemática, melhorar a educação, e MULTIPLICAR o conhecimento do especialista. Vergonha de UFF com um auditório daquele no bloco G e não gravar os eventos. Além do fato de na UFF deve ter uma produtora de vídeo, se na UFF tem faculdade de jornalismo (não sei) porque não usa os alunos para ajudar? se eles não tiverem tempo, porque não passam o conhecimento básico para alunos de matemática gravarem? Só para citar alguns exemplos.
https://www.facebook.com/gematuerj/videos/2027285580731213/

Rapidinha 1: padronizar os envios das AD's ... é uma gincana a parte... achar a pagina da AD numa disciplina, descobrir que tipo de envio esta habilitado nela.

Rapidinha 2: toda disciplina deveria ter uma página mostrando as erratas do material. TEM MUITAS DISCIPLINAS que ainda não faz isso. Poderia ser uma página colaborativa... assim não ficava esta tarefa nas costas de uma única pessoa.

Rapidinha 3: Descobri esta semana que estão fazendo uma nova plataforma. Espero sinceramente que USEM mais o conceito de internet colaborativa e que tenhas foco em agregar conhecimento, espalhar conhecimento e que dêem treinamento para os coordenadores.  A plataforma atual é subutilizada, existem muitos recursos interessantes na plataforma que ninguém usa. Não adiante dar uma Ferrari para um velhinho de 60 anos que não vai usar o GPS, o Bluetooth, a câmera de ré, etc...

Bom vou parar por aqui porque vocês já devem estar putos com tudo o que eu falei.... e olha que isso é só criticando uma disciplina... nem vou pular para as outras, não falei nada do meu polo, a forma das tutorias, etc.
Agora vê se a coordenação de IEG revisa os links... pelo menos esta não tem desculpa nenhuma para não ser feita. E já deveria ter sido revisado a pelo menos a 7 SETE ANOS ATRÁS....

P.S. Sr. Moisés se quiser podemos bater disciplina a disciplina os problemas.... pelo menos das que já cursei posso opinar.

P.P.S. Sr. Moisés e Sr. Charles estou falando estas coisas com o intuito de abrir os olhos de vocês para os problemas, e mais importante; já que não tem tempo suficiente, já que não tem dinheiro suficiente, saber priorizar, saber balancear as ações. Dei aqui 2 exemplos de desiquilíbrio que precisam ser melhorados.
O curso tem muita coisas boas e louváveis mas o objetivo deste texto é resolver os problemas. E ao identificar os problemas já é um passo, admiti-los também. O passo seguinte é propor soluções, ter vontade política de executá-las.

Espero sinceramente que isso ajude a melhorar o curso e também a matemática no Brasil.
Atenciosamente,
Luciano Menezes (polo Rio Bonito)



Um comentário:

Luciano disse...

Bom, uma das coisa coisas criticadas aqui já andou... O Sr. Charles pediu um levantamento dos livros no polo e acharam mais 7 livros do que eu estava reclamando. E no sábado passado me entregaram um exemplar. Pelo menos vou ter o meu livro para referencia e os futuros alunos não vão ficar metade do semestre sem material impresso.