Botão facebook (cabeçalho)

26 junho 2019

Professores de Santa Catarina fomentam o jogo Othello!



Lembra dos anos 80 daquele cartucho de Atari que ninguém dava muita bola chamado Othello?

As professoras do projeto 'Matemática em Foco' da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma traçam objetivos e planejam as aulas coletivamente. Os encontros para reflexão, troca de experiências e planejamento ocorrem quinzenalmente. A última edição do encontro foi nesta quinta-feira, dia 14, no Parque dos Imigrantes, no Rio Maina.
‘Um minuto para aprender e uma vida para ser mestre’, esse é o lema atribuído ao jogo Othello que foi o foco do estudo.  Em breve, mais de 400 alunos de 21 Escolas Municipais de Criciúma irão confeccionar os tabuleiros e as peças, para posteriormente conhecerem as suas regras e estratégias. “Uma das nossas professoras participou de um evento que homenageou os esportes da mente em São Paulo. Ela foi representar o cubo mágico e conheceu este jogo. Então, apresentou para os alunos da escola Padre José Francisco Bertero e percebeu que foi muito bem recebido. Resolvemos explorá-lo e aplicar em nossos clubes. Estamos nos preparando e na expectativa de que será um sucesso”, afirma Karine Mrotskoski, coordenadora do projeto.
O pentacampeão brasileiro Fabrício Silva, pratica o jogo desde 2004. Segundo ele, o Othello contribuiu para que junto com sua experiência de vida, melhorasse a intuição e abrisse a mente usando melhor o raciocínio. “É um jogo que mexe com a criatividade, com a intuição. É prazeroso não somente jogar, mas também ensinar. Estou à disposição para ajudar os professores de Criciúma”, comenta.
Simone Pereira professora que atua nas Escolas Municipais Casemiro Stachurski e Íria Zandomênego De Luca, explica que os alunos estão acostumados a resolver problemas seguindo os modelos apresentados nas escolas. “Falta para eles criarem suas próprias estratégias. Jogos como este forçam a descobrir novas alternativas para melhorar o desempenho. Além disso eles precisam melhorar a concentração, pensar além. Os jogos tem potencial para auxiliar a matemática neste sentido”.
O Centro Brasileiro dos Esportes da Mente (Cebem) reúne diversos esportes desta categoria e o Othello tem sua representação através do presidente da Federação Brasileira de Othello, Moisés Correia Júnior, começou a jogar xadrez e Othello regularmente quando cursava economia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. “Eu ganhei um tabuleiro de um colega de trabalho e ao apresentar aos alunos percebi que todos gostaram. Então fizemos mais tabuleiros e comecei a planejar o primeiro torneio. É fácil de aprender, atrai todas as idades, é mais leve que o xadrez e muito rico em possibilidades”, destaca.

Fonte: ( link )

25 junho 2019

Porque é que "x" é o símbolo para algo desconhecido?


Porque é que "x" é o símbolo para algo desconhecido? Nesta curta e engraçada conversa, Terry Moore dá-nos uma resposta surpreendente.

Obs. Se a legenda não entrar automaticamente, procure que tem legenda em português.


24 junho 2019

Cientistas afirmam que abelhas têm noções básicas de matemática!


Elas têm cérebros minúsculos, mas talvez sejam muito inteligentes quando se trata de relações numéricas. De acordo com um estudo, conduzido por um time de pesquisadores da Austrália e da França, as abelhas podem ser capazes de conectar símbolos e números, estabelecendo uma relação básica de matemática .

“Se as abelhas têm a capacidade de aprender algo tão complexo como uma linguagem simbólica feita por humanos, isso abre novos caminhos para comunicações futuras entre espécies”, contou Adrian Dyer, da Universidade do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne ( RMIT), da Austrália.

Segundo Dyer, os seres humanos estão separados das abelhas por mais de 600 milhões de anos de evolução. Nós temos 86 bilhões de neurônios nos nossos cérebros, enquanto que as abelhas têm menos de um milhão dessas células, mas os pesquisadores encararam o desafio de treinar esses insetos.

Foram treinados dois grupos diferentes de abelhas para que elas conseguissem relacionar um caractere com um número de elementos, do mesmo modo no qual nós representamos o número “2” com duas bananas, ou o número “3” com três árvores.

Os dois grupos de insetos foram treinados de modo oposto um ao outro e notou-​se que os grupos não foram capazes de reverter a associação imposta e trabalhar com uma lógica inversa. “Isso sugere que o processamento numérico e a compreensão de símbolos acontece em diferentes regiões dos cérebros das abelhas, de modo similar ao que o processamento separado ocorre no cérebro humano”, contou Scarlett Howard, pesquisadora do Bio Inspired Digital Sensing-​Lab da Universidade RMIT.

O estudo ajuda a entender como esses insetos conseguem criar caminhos de informação para que a humanidade consiga gerenciar soluções inspiradas na natureza. Pesquisas anteriores já mostraram que primatas e pássaros também conseguem fazer a ligação entre números e símbolos, mas as abelhas podem dar pistas sobre a evolução humana.

“Descobrir como habilidades numéricas complexas podem ser alcançadas por cérebros em miniatura nos ajudará a entender como o pensamento matemático e cultural evoluiu em humanos”, afirma Howard.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/06/cientistas-afirmam-que-abelhas-tem-nocoes-basicas-de-matematica.html

23 junho 2019

Dica de Filme - Pi



Sensacional filme de estreia do diretor Darren Aronofsky lançado em 1998, o mesmo diretor de Réquiem para um sonho (2000) e Cisne Negro (2010).

Se você conhece estes dois filmes então já sabe que o que você verá será um ótimo roteiro, situações muito desconfortáveis e suspense fora da caixinha, (ou do cubo ; ) )
A história tem como protagonista o gênio matemático Max Cohen (o ator Sean Gullette) que é financiado por um tubarão de wall street pois ele pesquisa um padrão das oscilações na bolsa de valores. Mas Max acredita que "tudo pode ser entendido em termo de números", e ao representar graficamente os números de qualquer sistema, padrões podem surgir, portanto, há padrões em toda a natureza. Ele na verdade usa a pesquisa para tentar achar este padrão. Ele conta com a ajuda de seu professor e mentor Sol Robeson (o ator Mark Margolis)

O filme segue uma espiral pela qual o obcecado matemático vai aos poucos descendo, levando-o a uma grande descoberta, à loucura completa ou a ambas, que talvez sejam a mesma coisa. A busca acaba envolvendo estudiosos judeus da Cabala (antiga disciplina mística hebraica, que busca desvendar o segredo da criação a partir do Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia), filosofia chinesa, teoria do caos... e, por fim, o segredo do universo.
O personagem foi inspirado nos irmãos David e Gregory Chudnovsky, que, nos anos 90, projetaram e construíram um computador com peças compradas pelo correio, com o qual pretendiam calcular o valor de PI (3,14…) com a maior precisão de dígitos possível.

O filem tem nota 7,4 no IMDB e ganhou 8 prêmios internacionais incluindo melhor diretor no Festival de Sundance.

Então prepare a pipoca e bom divertimento. Depois deixe seus comentários abaixo sobre o que achou do filme.

No filme vemos muitas referencias matemáticas. Ex: Teoria do Caos, Euclides, Arquimedes, Pitágoras, Fibonacci, Leonardo da Vinci, jogo Go, Proporção Áurea, Espiral Dourada.

Darren Aronofsky perguntado sobre o filme não ser comercial respondeu: É um filme puramente comercial. É o filme mais comercial desse verão. Você quer saber por quê? Porque a estrela do filme são as ideias.

Para saber mais: Entrevista com Darren Aronofsky sobre o filme. Aqui.
Veja abaixo o trailer do filme com legendas em português.




Para saber mais: Após ver o filme veja o vídeo abaixo com algumas curiosidades sobre o filme:


Cartazes do filme:



Fontes: Imdb, Ometeletv,  Interrrogação, Super Interessante.

22 junho 2019

Especialização em Educação Matemática gratuita em Santa Catarina


 Campus de Araquari, no Instituto Federal Catarinense.
O Instituto Federal Catarinense (IFC), através do campus Araquari, prorrogou as inscrições para seu curso de Especialização em Educação Matemática. Agora, interessados podem se inscrever nesse curso gratuito até o dia 24 de junho de 2019.
Em parceria com o Programa de Especialização Docente – PED, o curso foi desenvolvido a partir do método de Stanford de formação de professores para promover o ensino de pedagogias focadas no estudante, com ênfase na construção de salas de aula equitativas.
As aulas têm início em agosto e acontecerão às quintas e sextas-​feiras, das 19h às 22h30, e eventualmente aos sábados, conforme necessidade, e têm duração de três semestres. Elas ocorrerão no próprio Campus Araquari.
Ao todo, são disponibilizadas 21 vagas. A seleção será feita por meio de análise de documentos. Leia o edital completo e inscreva-​se no endereço http://posmatematica.araquari.ifc.edu.br/editais/

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/17955/ifc-oferece-curso-gratuito-de-especializacao-em-educacao-matematica

21 junho 2019

Valorização da formação de professores

Professor António Nóvoa doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) falando sobre a Formação de Professores e sobre o projeto Complexo de Formação de Professores da UFRJ.



Apesar do projeto ser voltado para professores de Educação Básica ele tem o mesmo discurso eu já falo a desde o início do site sobre a importância de estarmos presentes nas escolas para melhorar a educação e sobre parcerias dentro das escolas.

O Complexo de Formação de Professores é uma política institucional de articulação da formação inicial e continuada de professores, com foco na Educação Básica (EB), visando a afirmação de uma cultura profissional e um protagonismo dos docentes das escolas da EB na formação dos futuros professores. Essa política caracteriza-se: . Pela parceria entre diferentes Instituições e Redes públicas de ensino do Rio de Janeiro; . Pela participação dos sujeitos envolvidos: estudantes, professores e gestores que atuam na Educação Básica e/ou Ensino Superior.

Para saber mais: ( https://formacaodeprofessores.ufrj.br/ )
Fonte: Complexo de Formação de Professores, Wikipédia.


20 junho 2019

Matemática e astronomia



A NASA tornou toda sua biblioteca são 140 mil fotos, áudios e vídeos que poderão ser consultados online e se tornam ainda livres para uso, desde que a fonte seja indicada.
Além de imagens de satélites, tem lançamentos de foguetes, eventos feitos pela NASA, o trabalho de astronautas, etc.

Para saber mais: Acesse ( Aqui ) um trabalho intitulado Matemática e Astronomia mostrando vários assuntos de álgebra e geometria dentro da astronomia que poder ser usados no Ensino Fundamental.

Acesse ( Aqui ) a biblioteca da NASA.

Fonte: Nasa.org

18 junho 2019

Veja a Origem da expressão "passar o bizu"

Quando a Família Real veio para o Brasil, trouxe em sua comitiva diversos professores de Coimbra, que foram colocados como docentes foram na Real Academia Militar.
As aulas de Matemática apavoravam os alunos, até descobrirem que os mestres usavam, como base das aulas e provas, o livro de um autor francês chamado Etienne Bezout.
Assim, corria pelos alunos a informação que ter o livro do Bezout era fundamental para ter sucesso na matéria. Dessa forma, ter o Bezout era o diferencial e todos queriam o Bezout que passava de mão em mão.
Essa é a origem da expressão coloquial "me passa o Bizu" ou "vou te passar o Bizu", que vem desde a época de D João VI.

Fonte: Imagens & História 2.0

11 junho 2019

Domingo com Ciência na Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro - RJ


No dia 07 de julho próximo, das 10 às 15 horas, na Quinta da Boa Vista celebraremos o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 71 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os 201 anos do Museu Nacional.

Em função disto, a SBPC em colaboração com entidades e instituições científicas do Rio de Janeiro estão organizando o evento Domingo com ciência na quinta para comemorar as datas e também para se manifestar publicamente quanto à situação da CT&I no Brasil e no Rio de Janeiro.

Fonte: Instituto de História da UFF.

10 junho 2019

Grigori Perelman, o gênio que resolveu um dos maiores problemas matemáticos do milênio e ‘sumiu do mapa’

Hoje saiu uma matéria no site da BBC sobre Grigori Perelman que recomendo a leitura.
Ela se chama "Grigori Perelman, o gênio que resolveu um dos maiores problemas matemáticos do milênio e ‘sumiu do mapa’"

Veja o link da reportagem (aqui)

Fonte: BBC News.

08 junho 2019

Dica de livro "A Vizinha Antipática que Sabia Matemática"

https://www.amazon.com.br/gp/product/8506076668/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=8506076668&linkCode=as2&tag=cubomatemat0f-20&linkId=9f7d8b3a9e21f6f9d9e2f0033b4c6672
A dica de hoje é sobre um livro para estimular matemáticas em crianças do ensino fundamental (a partir dos 8 anos).
Achei o livro bastante divertido e recomendo a leitura para os pequenos.
Professores, no final você pode baixar um projeto pedagógico para aplicar em sala de aula.

Theo não gostava nem um pouco de matemática. Das outras matérias que estudava na escola até gostava, mas de matemática não tinha jeito… ele sentia calafrios só de ouvir falar. Dona Malu Quete, a nova vizinha de Theo, descobriu esse pavor que ele tinha da matéria e, como boa professora de matemática que era, contou-lhe sobre o Manual do Sábio Matemático. A única maneira de Theo ter acesso ao manual, porém, seria passar pelos Testes Rachacucalógicos. Intrigado, Theo acaba aceitando o desafio e resolve encarar a matemática.


Clicando na imagem ou (aqui) você pode adquirir o livro na Amazon. Uma pequena porcentagem é enviada para ajudar o canal e sem custo adicional no valor do livro.

Temas principais:
Superação de desafios e preconceitos, criatividade, ludicidade.

Temas transversais:
Etica e pluralidade cultural.

Interdisciplinaridade:
Língua Portuguesa, Matemática, História, Filosofia.

Ficha Técnica:
Autora: Eliana Martins
Título: A Vizinha Antipática que Sabia Matemática
Ilustradora: Suppa
Formato: 17 x 24 cm
Nº de páginas: 56
Sobre a autora:
Eliana Martins formou-se professora de crianças especiais. Trancou o curso de Psicologia para cuidar dos seus quatro filhos. Depois que eles cresceram, quis continuar o curso, mas se encantou com a literatura e seguiu carreira nessa área. Tem vários livros publicados, escreveu peças de teatro e é roteirista de programas de televisão. Já recebeu alguns prêmios, inclusive da APCA e da FNLIJ, e foi finalista do Prêmio Jabuti em 2008.

Baixe aqui o projeto pedagógico para ser aplicado em sala de aula.

06 junho 2019

Evento na UFF - “A Vida Misteriosa dos Matemáticos”


Evento Gratuito em Niterói - RJ no dia 11/06/2019!

Palestra sobre o lançamento do livro “A Vida Misteriosa dos Matemáticos” com o professor Celso Costa.
Uma abordagem sobre a inspiração e caminhos na construção da narrativa e também para oferecer um manual de navegação nos labirintos, espelhos e sinais das portas do ALEPH.
Uma palestra dedicada aos que leram, aos que ainda não leram o livro e aos que estão em viagem de leitura. Após a palestra assinarei as dedicatórias para os que desejarem embarcar rumo ao mais profundo do ALEPH – apenas passagem de ida!

Onde:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/n - Bloco G
Gragoatá - Niterói - RJ
Auditório do Instituto de Matemática e Estatística

Quando: ter, 11/06/2019 - 16:00



Abaixo um link para adquirir o livro na Amazon.
(A vida misteriosa dos matemáticos)
Comprando por este link você ajuda com uma pequena comissão para o site. 

04 junho 2019

Programa OBMEP na Escola abre inscrições hoje!


Dirigido a professores de Matemática de escolas públicas municipais e estaduais, com dois anos de experiência no ensino básico, o programa OBMEP na Escola 2020 está com as inscrições abertas até 28 de junho.
A meta principal é melhorar a qualidade do ensino da disciplina no país, estimulando a adoção de novas práticas didáticas nas salas de aula e atividades extraclasses com o uso dos materiais da OBMEP, como provas e bancos de questões.

Professores de todo o país serão orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas, no trabalho com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas.
A seleção para a atuação no programa será feita a partir da Prova de Habilitação 2019, que ocorrerá em 28 de setembro. Os professores premiados na edição 2019 da OBMEP (lista será divulgada em 3 de dezembro) já estão com as vagas garantidas, independentemente da realização ou não da prova, bem como de seu resultado. 
Realizado pelo IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o programa é promovido com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). 
O OBMEP na Escola 2020 conta, também, com o patrocínio da Fundação Itaú Social por meio de bolsas oferecidas aos professores participantes. De março a setembro de 2020, os professores habilitados e selecionados receberão uma bolsa no valor mensal de R$ 765 para realizarem as atividades.

Inscrições (Aqui
Regulamento (Aqui)

Fonte: INPA

03 junho 2019

Palestra: Conversa sobre os números reais e, talvez, outros nem tanto assim!


Palestra gratuita da UERJ (GEMat-UERJ)

Dra. Monica Rabello de Castro

Tema: Conversa sobre os números reais e, talvez, outros nem tanto assim!
Data: 06/06/2019
Hora: 16h
Local: UERJ- Campus Maracanã, sala RAV-62, 6 andar (BLOCO F).

Matemática era para ser a disciplina mais fácil na escolarização de nossas crianças e adolescentes. A ideia de uma disciplina muito difícil, de quase impossível compreensão, foi culturalmente construído ao longo dos séculos. Hoje, considera-se natural quando alguém tem fracasso na disciplina. Será que dificuldade é mesmo da própria disciplina ou podemos enxergar outras razões para explicar tanto fracasso escolar na aprendizagem matemática?
Trata-se de uma conversa bem franca sobre as ideias que entornam esses números e as dificuldades que alunos encontram para compreendê-las. Pretendemos conversar sobre outras dificuldades que aparecem quando novas ideias surgem na vida de pessoas comuns e como comumente agimos para superar essas dificuldades. Para isso, vamos refletir um pouco sobre o “como ensinar” e o “como se aprende”, já que este é um conhecimento fundamental, tanto para quem aprende, quanto para quem ensina.

Maiores informações em gemat-uerj.webnode.com