Botão facebook (cabeçalho)

08 março 2019

Homenagem a Marie Curie uma das maiores mentes científicas da história.



Marie Curie é uma grande cientista da nossa história, pena sua história não ser tão divulgada, sua biografia é excepcional: cientista, educadora, transgressora, vanguardista.


Ela foi matemática, física e química. De origem polonesa e naturalizada francesa, uma das responsáveis pela descoberta do elemento Polônio, do elemento Rádio, e foi quem criou o termo radioatividade.
Ela ganhou o premio Nobel de física em 1903 sendo a primeira mulher a ganhar este prêmio.
Foi a primeira professora na Universidade de Paris.
Em 1911 ela ganhou o premio Nobel de Química sendo a primeira pessoa na história a ganhar 2 prêmios Nobel em áreas diferentes.
A descoberta do rádio e do polônio colaborou para o desenvolvimento dos aparelhos de raio X. Durante a Primeira Guerra Mundial, Marie foi a campo levando aparelhos portáteis de raio X para ajudar nos cuidados dos soldados feridos.



Algumas frases famosas:
A frase completa de chamada para este post é a seguinte:
"You cannot hope to build a better world without improving the individuals. To that end each of us must work for his own improvement, and at the same time share a general responsibility for all humanity, our particular duty being to aid those to whom we think we can be most useful. "

E sua tradução:
Você não pode esperar construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos. Para esse fim, cada um de nós deve trabalhar para seu próprio aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, compartilhar uma responsabilidade geral para com toda a humanidade, sendo nosso dever específico ajudar aqueles a quem achamos que podemos ser mais úteis.

A segunda frase, no original, em francês, é: 
'La vie n’est facile pour aucun de nous. Mais quoi, il faut avoir de la persévérance, et surtout de la confiance en soi. Il faut croire que l’on est doué pour quelque chose, et que, cette chose, il faut l'atteindre coûte que coûte.'

'A vida não é fácil para nenhum de nós. Mas, é preciso ter perseverança e, principalmente, a confiança em si mesmo. Devemos acreditar que somos bons em alguma coisa e que isso deve ser alcançado a todo custo.'
 

Marie Curie e sua visita ao Brasil.
Em 1926, o Dr. Tozzi (Dr. Francisco Antonio Tozzi, um médico italiano, o fundador de Águas de Lindóia) recebeu a visita da renomada cientista, Madame Curie, muito conhecida pelos seus trabalhos no campo da física radioativa, que, analisando e constatando o valor terapêutico dessas águas radioativas, torna-as conhecida na Europa, principalmente na França, pelo seu trabalho publicado. Passam a ser numerosas as pesquisas científicas sobre essas águas e que são apresentadas em Congressos de Hidro-Climetologia em várias cidades brasileiras. 

Foto da visita de Marie Curie ao Museu Nacional. Ela é a que está na frente sentada. Os outros são  em pé, da esquerda para direita, Alípio de Miranda Ribeiro, não identificado, Hermillo Bourguy de Mendonça, Heloísa Alberto Torres, Alberto Betim Paes Leme, Irène Joliot-Currie e Bertha Lutz 

Cinebiografia
Existe uma cinebiografia de Marie Curie de 2016. Ele é uma produção alemã e  não foi distribuído no Brasil. Veja o trailer no final deste artigo.
Atualmente está sendo produzido uma nova cinebiografia de Marie Curie com os atores Rosamund Pike (Garota Exemplar) no papel principal, Anya Taylor-Joy (A Bruxa e Fraguimentado) e Sam Riley. Ela será baseada na graphic novel "Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout" de Lauren Redniss. O filme não tem data de estreia prevista.
 
Curta-metragem
Veja abaixo um curta-metragem que conta a história de Marie Curie que pode ser usado em sala de aula. Ligue a legenda em português.


Para saber mais:
Leia o artigo "Um sobrevôo no "Caso Marie Curie": um experimento de antropologia, gênero e ciência" escrito pelo professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo Gabriel Pugliese. Baixe o PDF Aqui.

Leia o artigo "A cientista Marie Curie no Museu Nacional, Rio de Janeiro, 1926" :Aqui

Leia o artigo "Aspectos históricos da visita de Marie Sklodowska Curie a Belo Horizonte" de Kássius Clay Nascimento e João Pedro Braga: Aqui

Site com artigo sobre a visita à Águas de Lindoia. Aqui.

 

Veja abaixo o trailer da cinebiografia de Marie Curie de (2016)

Fontes:  
Nogueira, Salvador; 25 Grandes Gênios da Humanidade, Ed. Abril, 2016.

As quoted in Madame Curie : A Biography (1937) by Eve Curie Labouisse, Part 2, p. 116

Prefeitura Municipal da Estância de Águas de Lindóia

8ª Olimpiada Nacional De Historia do Brasil. Disponível em: Acesso em: 05 mar. 2019

IMDB. Disponível aqui: Acesso em 04 mar. 2019

Livro mostra como Marie Curie fez ciência desafiando o machismo. Link

Nenhum comentário: