Botão facebook (cabeçalho)

15 novembro 2022

Palestra "Criptografias" (16/11) 18:30h (horário Brasília)

📌 Tema: "Criptografias"
📌 Quem: Ludmila L. M. Mayer
📌 Quando: 16/11 18:30h (horário Brasília)
📌 Onde: Online
👉 com certificado

A Hora da Matemática (AHM) é um projeto de extensão promovido pelo Curso de Matemática, cuja área temática é educação. Este projeto teve início em 2017 como uma atividade de ensino que contava com apresentações de palestras, apresentações de filmes e journal clubs. Com a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, este projeto passou a ser considerado um projeto de extensão, a partir de 2020. Atualmente este projeto é composto por palestras. Nestas palestras abordaremos temas da área da matemática e de áreas afins. Também poderão ser realizadas palestras com foco no desenvolvimento profissional e pessoal. Estas palestras poderão ajudar na formação dos discentes tanto do curso de matemática quanto de outros cursos, ajudar na formação continuada dos professores tanto do ensino superior quanto da rede básica de ensino e motivar alunos do ensino fundamental e médio a estudarem matemática. Acreditamos que com temas interessantes a sociedade pode se interessar mais pelo estudo da matemática e desmistificar o pensamento de que a matemática é para poucos.

Estas palestras são destinadas a qualquer pessoa que possua interesse nos temas de cada apresentação, e tem como objetivo promover interações e troca de saberes entre os indivíduos.

06 novembro 2022

Conversa com professores sobre a visualização em aulas de matemática 9/11 18h

 📌 Tema: Conversa com professores sobre a visualização em aulas de matemática
📌 Quem: (Veja lista abaixo)
📌 Quando: 9/11 18h
📌 Onde: Online
.
Presenças confirmadas:
Ana Kaleff
Andreia Carvalho Barbosa
George Bravo
Marcelo Bairral
Marcos Paulo Henrique
Nilce Fátima Scheffer
Rosana de Oliveira
Rubia Barcelos Amaral
Soraya Izar

Veja abaixo:


.
publicado em 05/11/2022

03 novembro 2022

Palestra "Letramento Estatístico: uma das atribuições de profissionais que ensinam Matemática" (04/11) 14h

 

📌 Quem: Maurem Porciúncula Moreira da Silva - FURG
📌 Quando: 04/11/2022 14h
📌 Onde: Online
👉 Com certificado (não é necessário inscrição)

Esta palestra abordará a relevância social do Letramento Estatístico, bem como a dos profissionais que ensinam Matemática para tal. Por meio da apresentação dos requisitos para uma pessoa ser letrada em Estatística, proporcionará reflexões acerca da importância desta competência para o exercício da cidadania. Outrossim, apontará que tal aspecto está contemplado na legislação educacional brasileira, em todas as áreas e anos da Educação Básica, e especialmente é uma das responsabilidades de profissionais que ensinam Matemática.
Inclui um case de currículos de licenciaturas que incluíram disciplina que contempla a formação de professores para o ensino da Estatística. Enfocará em estratégias que vêm sendo utilizadas para preparar docentes para promover o Letramento Estatístico. Especialmente abordará Projetos de Aprendizagem Estatístico – PAE, a Formação Colaborativa Docente, entre outras atividades e teorias que embasam práticas pedagógicas voltadas para o protagonismo discente e à interdisciplinaridade.
Um convite à interação e ao diálogo com profissionais que ensinam Matemática para a promoção do Letramento Estatístico!
O Ciclo de palestras Mateando: Matemática Avançada- Novas discussões on line que ocorre de forma totalmente on-line é organizado por uma comissão formada por pessoas das seguintes Universidades: UFPEL, FURG, UFSM, UNIPAMPA e UFRGS. Para mais informações visite nosso site: https://sites.google.com/view/mateando

Veja abaixo o vídeo da palestra:


 

01 novembro 2022

A matemática da urna eletrônica

 


Veja como a lei de Bonford desmascara alegação sobre fraude na eleição de 2022. Tentaram espalhar a mesma fake news em 2014 e o fato já foi desmentindo naquele ano.

Veja reportagem explicando a lei de Bonford e como ela ajudar provar que as eleições foram válidas. A extrema direita esta deturpando e usando-a para dizer exatamente o contrário. Note que esta fake news já foi usada para tentar deslegitimar as eleições de 2014.

Veja a seguir o link para reportagem [ aqui ]

Abaixo o link para o artigo de 34 páginas da Revista Brasileira de Estatística de autoria de Cláudia Raquel da Rocha Eirado, Gustavo Pompeu da Silva e Gauss Moutinho Cordeiro mostrando em detalhes que não existe qualquer indício de fraude nas eleições de 2002 a 2018.
[ aqui ]

Veja no link a seguir uma nota do tse desmentindo o boato que foi requentado de 2014: [ aqui ]

Veja no link a seguir uma reportagem desmentindo o boato em 2014 [ aqui ]