Botão facebook (cabeçalho)

27 maio 2019

Como eclipse solar no Ceará há 100 anos transformou Einstein em celebridade mundial.

Saiu na BBC um especial em comemoração da confirmação da teoria da relatividade de Einstein.
Resumidamente a teoria foi confirmada por uma equipe de cientistas ingleses que viajou até Sobral no Ceará, por ser uma das cidades com melhor posição na Terra para observar o eclipse total do sol no hemisfério sul na época.

Veja o vídeo abaixo para entender a teoria da relatividade:


Abaixo vídeo mostra e 90 seg. como é a prova da teoria de Einstein.

Abaixo outro vídeo mostrando a história de como foi feita a expedição ao Brasil para fazer a prova.

Para saber mais: Veja a reportagem completa no link. (Aqui)

26 maio 2019

Ebook gratúito - Manual de Defesa Contra Censura

Que defesa traz este Manual?
Este Manual foi elaborado como uma resposta às agressões dirigidas a professoras e professores e a escolas como estratégias de ataque de movimentos reacionários à liberdade de ensino e ao pluralismo de concepções pedagógicas, princípios previstos na Constituição Federal (1988). Porém, ao longo deste trabalho, a complexidade deste fenômeno nas escolas foi conferindo ao significado de “defesa” um sentido especial, mais amplo que a mera reação à agressão injusta.

De fato, debater e elaborar respostas legítimas e adequadas às violações individuais sofridas por docentes, estudantes e escolas foi o movimento inicial deste compromisso coletivo, mas compreendê-las no contexto do ataque sistemático ao direito à educação  de  crianças,  adolescentes,  jovens  e  adultos  permitiu pensar a defesa como estratégia de transformação do ambiente do conflito, como afirmação dos princípios éticos, políticos e jurídicos que dão suporte à educação brasileira em suas diferentes etapas e modalidades.

A defesa aqui proposta tem duas dimensões complementares: a primeira compreende o conjunto de estratégias e medidas específicas pensadas como respostas às agressões concretas; a segunda valoriza o debate público sobre essas situações como forma de enfrentamento de um conflito social gerado pela manipulação das ideias. Esse debate, feito na escola ou na comunidade escolar, tem como princípios e objetivos constitucionais:
•  o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
•  a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
•  o pluralismo de concepções pedagógicas e
•  a valorização dos profissionais da educação escolar, dentre outros princípios importantes.

Entendemos que a explosão destes conflitos contra professoras e professores não é voluntária, mas deliberadamente provocada por movimentos que se alimentam da desinformação geral, dos preconceitos e, de forma leviana, mobilizam o sentimento das  famílias  sobre  temas  naturalmente  inquietantes  do  ensino (política, desigualdades, gênero, sexualidade, racismo etc.).
Ocorre que os princípios constitucionais da educação escolar são direitos previstos como cláusulas pétreas (imutáveis) na Constituição, cujo propósito é justamente servir à proteção e à defesa de educadoras e educadores, estudantes e escolas contra ameaças que possam sofrer.

A democracia e, como consequência, a gestão democrática da educação têm como finalidade, como “chão”, a garantia dos direitos humanos, em especial, do direito humano à educação de qualidade para toda a população. Dessa forma, a gestão democrática não pode ser usada para restringir os direitos previstos legalmente e depende de dois aspectos complementares.

Link para baixar: Aqui

25 maio 2019

Professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP cria site para mostrar sua rotina na universidade.

O professor Moacir Antonelli Ponti criou um blog para mostrar a sua realidade na faculdade para desmascarar as mentiras propagadas por "Boldonaro" e o MEC.
Veja abaixo um trechinho do seu primeiro  post no blog e no final o link para ir direto a fonte.

Esta é uma série de posts para desmistificar o dia a dia da universidade pública. Vou registrar minha semana e postar um dia por vez aqui, um tipo de Big Brother. Se você só ouviu falar sobre como é uma universidade pública, aqui vai ter uma boa amostra da realidade”

Para acessar o site use o link a seguir: Aqui

Fonte: Super Interessante.

21 maio 2019

Seminário: Tecnologias Digitais e Formação Docente


Seminário na UNIRIO - Rio de Janeiro - RJ

Tema: Tecnologias Digitais e Formação Docente
Professor: Tarliz Liao
Quando: 24/05/2019 17h
Local: UNIRIO 202n-CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnologia)

Novas formas de ver, interagir e aprender estão diretamente relacionadas as novas tecnologias Digitais. Nesse sentido, o GEPETECFOR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Digitais e Formação Docente) busca em seus estudos e pesquisas associar teoria e pratica no processo de ensino-aprendizagem para fins de apropriação de conceitos.

Departamento de Didática e Escola de Matemática UNIRIO

20 maio 2019

Palestra: Modelagem Matemática: Possibilidades para a Sala de Aula


Palestra gratuita da UERJ (GEMat-UERJ)

Prof.Dr.Moisés Ceni

Tema: Modelagem Matemática: Possibilidades para a Sala de Aula
Data: 23/05/2019
Hora: 16h
Local: UERJ- Campus Maracanã, sala RAV-62, 6 andar (BLOCO F).

Você já ouviu a frase: “A Matemática está em tudo”? Você, professor, sabe justificar aonde a Matemática que você ensina está relacionada com os problemas que vão além dos muros da escola? Você já ouviu de algum aluno seu: “Pra que serve isso?”
Conversaremos um pouco sobre como buscar uma sala de aula com pesquisa e criatividade como focos e, na qual, a Matemática seja uma ferramenta essencial e não necessariamente o objeto final da aula.

Maiores informações em gemat-uerj.webnode.com

14 maio 2019

Leiam, assinem e ajude a divulgar.....


Ajude o abaixo-assinado contra os cortes na educação a chegar a 1,5 milhão de assinaturas. Na próxima quarta-feira (15), dia da Greve Nacional da Educação, ele será entregue às autoridades do legislativo federal. Assine e compartilhe!

https://www.change.org/p/congresso-nacional-em-defesa-das-universidades-públicas-brasileiras

Cubo Matemática apóia esta iniciativa.

13 maio 2019

Seminário sobre o livro "A Vida Misteriosa dos Matemáticos"

Seminário na UNIRIO - Rio de Janeiro - RJ

Tema: A Vida Misteriosa dos Matemáticos
Professor: Dr. Celso Costa (UFF)
Quando: 17/05/2019 17h
Local: UNIRIO 202n-CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnologia)

A palestra terá como tema o livro “A Vida Misteriosa dos Matemáticos” publicado em dezembro 2018, uma estreia na ficção do matemático Celso Costa. Os personagens da ciência que integram a fábula não poderiam ser mais estrelares: Pitágoras, Newton, Gauss, Turing, Sophie Germain, Cantor, e toda uma constelação de homens e mulheres que fizeram a Matemática avançar dos cálculos na areia aos bytes e algoritmos dos computadores. A Vida Misteriosa dos Matemáticos é uma fábula deliciosa sobre um imaginário encontro entre os maiores gênios da matemática, em um bar apropriadamente chamado Aleph, onde bebem, discutem, falam de filosofia, do cotidiano e, lógico, da paixão pelos números. Ao discutirem suas descobertas e as lendas que as acompanham, emergem as paixões e as rivalidades. No Aleph, um lugar em que tempo e espaço não seguem as regras do mundo real, a chegada de um visitante inesperado levanta a dúvida: como ele foi parar ali? Sonho? Delírio? Venha assistir a palestra e conhecer apenas a ponta do iceberg dessa obra e se sentir motivado para embarcar na leitura, viagem, que começa na Grécia antiga e segue pelos séculos de conquistas científicas que permitiram alcançar, no século XXI, uma tecnologia de sonhos, suportar um mundo de possibilidades nunca antes possíveis ou imaginadas na epopeia da Humanidade.

Sobre o palestrante: Matemático, educador e escritor é graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado em Matemática pelo IMPA. Foi professor visitante da Universitè de Chambery e da Universitè de Grenoble, ambas na França. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi condecorado pelo MCT com a ordem nacional do mérito científico na classe de Comendador. Sua área de pesquisa em Matemática é Geometria Diferencial, em especial a teoria das superfícies mínimas. Em 1982 descobriu as equações de uma superfície mínima que atualmente leva o nome de Superfície Costa ou Costa’s Surface. Esta descoberta resolveu um problema aberto na área com 206 anos de existência. Nos últimos anos tem se dedicado à área de educação a distância, sendo Vice-presidente do Consórcio CEDERJ (UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UENF), Diretor de Educação a Distância da CAPES, Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil – UAB/CAPES/UFF.


12 maio 2019

Homenagem ao Dia universal do "_Vai fazer o dever da matemática !!!"

Parabéns a todas as mães.

12 de maio - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Matemática


O dia da Mulher na Matemática é dia 12 de maio, data de nascimento de Maryam Mirzakhani, e foi instituído no dia 31 de julho de 2018, na cidade do Rio de Janeiro, no encontro World Meeting for Women in Mathematics.

Maryam Mirzakhani, foi uma matemática iraniana-americana e professora da Universidade Stanford. Seus tópicos de pesquisa incluem Teoria de Teichmüller, geometria hiperbólica, teoria ergódica e geometria simplética. Tornou-se conhecida por seus trabalhos em topologia e geometria da superfície de Riemann. Em 13 de agosto de 2014 Mirzakhani tornou-se a primeira pessoa nascida no Irã e a primeira mulher da história a receber a medalha Fields. O comitê do prêmio citou seu trabalho sobre "a dinâmica e a geometria de superfícies de Riemann e seus espaços de módulos".
Maryam Mirzakhani morreu no dia 14/07/2017, vítima de câncer de mama.

A frase do post no original é "It's not only the question, but the way you try to solve it.“

Outra frase dela é :“[Matemática] é divertido – é como resolver um quebra-cabeça ou conectar os pontos em um caso de detetive”

Fonte: SBM, wikipedia.

10 maio 2019

Evento na UFF - Celebrando as Mulheres na Matemática


Evento Gratuito em Niterói - RJ no dia 14/05/2019!

Objetivo Geral: Reunir a comunidade matemática, em diferentes lugares do mundo, para celebrar as mulheres na Matemática. O dia da Mulher na Matemática é dia 12 de maio, data de nascimento de Maryam Mirzakhani, e foi instituído no dia 31 de julho de 2018, na cidade do Rio de Janeiro, no encontro World Meeting for Women in Mathematics - (WM)2.
O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (IME UFF) vai participar da iniciativa May 12- Celebrating Women in Mathematics  (https://may12.womeninmaths.org/) com a realização do evento Celebrando as Mulheres na Matemática.Celebrando as Mulheres no IME UFF.

Onde:
Universidade Federal Fluminense
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/n - Bloco G
Gragoatá - Niterói - RJ
Auditório do Instituto de Matemática e Estatística

Quando: ter, 14/05/2019 - 09:00

Inscrições gratuitas: De 11 de abril até 11 de maio.
Para se inscrever, enviar e-mail para: mulheresnamatematica.uff@gmail.com
Informar nome completo e instituição.
No caso de aluna ou aluno, informar também curso e período.

Programação:
9:00 – 9:30: Credenciamento.

9:30 -10:00: Abertura.
1) Dr. Celso Costa (Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFF);
2) Dra. Cecília de Souza Fernandez (Coordenadora do Mulheres na Matemática);
3) Dra. Ana Maria Luz Fassarella do Amaral (Vice coordenadora do Mulheres na Matemática).

10:00 – 10:40: Palestra de Abertura: Minha escolha pela Matemática. Dra. Paula Murgel (GAN).

10:40 – 11:20: Roda de conversa com professoras do IME UFF: Dra. Andrea Gomes (GGM), Dra. Cecília de Souza Fernandez (GAN) e Dra. Maria João Resende (GMA). Mediadora: Dra. Ana Maria Fassarella do Amaral (GAN).

11:20 – 11:50: Filme “Quem são As Mulheres no IME-UFF?”. (Realizado por Ana Sanz, Camille Miranda e Tassiana Catein).

11:50-12:20: Homenagem à Dra. Suely Druck (Professora Aposentada-GMA).

12:20 – 12:30: Encerramento.

Ministro da educação formenta Porcentagem em todo país!


09 maio 2019

Ebook Grátis - Legislação sobre Educação (Atualizada até 28/3/2019)





A 5ª edição da Legislação sobre Educação reúne em um único volume todos os documentos legais que regem o sistema educacional no Brasil. Atualizada até 28/3/2019, a coletânea inclui:
  • LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), 
  • Lei de Cotas de Ingresso nas Universidades 
  • Lei do Estágio, 
Entre outras normas de interesse da sociedade. Ideal para professores, educadores, pedagogos, gestores escolares, especialistas em educação, estudantes e todas as pessoas interessadas no tema educação.

Está grátis hoje e não sei quanto tempo dura a promoção.
Clique no link AQUI para ir para a página.

08 maio 2019

Palestra: Processo Autoformativos na Docência da Matemática

 
Palestra gratuita da UERJ (GEMat-UERJ)

Tema: Processo Autoformativos na Docência da Matemática

Prof. Dr. Gabriela F. Brião (UERJ)
Prof. Msc. Daniella Assemany (Cap UFRJ/Universidade do Porto)

Data: 09/05/2019
Hora: 16h
Local: RAV-62, Sexto Andar, UERJ - Maracanã

Professor, você se angustia com o baixo desempenho matemático dos seus alunos?
Sabia que você pode estar cativo em gaiolas profissionais?
O que você procura fazer para transformar a sua docência?
Você identifica na sua docência práticas que considera autônomas?
Você percebe contradições entre a sua prática e o seu planejamento?
As suas aulas são atrevidas? E criativas? São colaborativas? Artísticas?
Você vê a docência como um ato político?
Você acredita que é possível ensinar matemática?

Nesta palestra pretendemos trazer reflexões sobre a docência da matemática. Venha tomar um café conosco e trocar ideias sobre estes assuntos.
Estaremos na próxima 5a feira, dia 09/05, às 16h, na UERJ Maracanã, sala RAV 62 (6o andar).


Maiores informações em gemat-uerj.webnode.com

07 maio 2019

VIII Semana da Matemática e Educação - SP



Divulgando evento gratuito em Araraquara e região - SP
 
A Semated é promovida pelo corpo docente e alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus supracitado. Ela ocorre anualmente desde 2011 e tem como principal objetivo reunir a comunidade acadêmica bem como professores da educação básica do Município e região em torno de discussões pertinentes à educação escolar, preocupando-se especialmente com questões relacionadas às políticas públicas para formação de professores, currículo escolar, pesquisa e ensino-aprendizagem da Matemática. O evento abriga conferências, palestras, minicursos, oficinas e oferece espaço para apresentação de comunicação científica e relatos de experiência.  No ano de 2019, a Semated ocorrerá no período de 06 a 10 de maio com o tema “Identidade Docente”. Durante esses dias, almejamos criar diferentes espaços no IFSP nos quais seja possível estabelecer o intercâmbio de experiências entre alunos, licenciandos e docentes de Araraquara, São Carlos e região.

Mais detalhes em: https://www.even3.com.br/viiisemated/

São Paulo - SP - Programa de Especialização Docente

São Paulo - SP - Divulgando:
Programa de Especialização Docente (PED) da Rede Municipal de Ensino

02 maio 2019

V Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense


O Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda) realizou, em 2014, o primeiro Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense. O simpósio aconteceu durante a agenda acadêmica da UFF daquele ano, com o objetivo de apresentar a pesquisa nas mais diferentes áreas da Matemática e motivar os alunos do curso de Matemática. Devido à grande participação dos alunos e elogios ao evento, ficou claro que o simpósio deveria ser realizado no ano seguinte.  Infelizmente, por conta da greve, o evento não pode ser realizado em 2015, mas, a partir de então, o SIMMA tem sido realizado em todos os anos e com muito sucesso.

O Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense tem como principal objetivo a divulgação de pesquisas realizadas em Matemática e Matemática Computacional, tanto de professores e pesquisadores do Departamento de Matemática, responsável pelo evento, quanto de outras instituições renomadas. Em sua programação são oferecidas palestras e minicursos com temas relacionados às diversas áreas da Matemática, além de apresentação de trabalhos de iniciação científica dos alunos de graduação. O evento é amplamente divulgado para que alunos de outras universidades participem das atividades. Ressalta-se a importância da realização de eventos científicos no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde os grupos de pesquisa existentes ainda estão se consolidando. Outro objetivo do Simpósio consiste em promover o encontro dos docentes do VMA com outros pesquisadores, procurando assim pontos em comum para que a pesquisa possa ser desenvolvida e ampliada no Departamento de Matemática.

Em âmbito regional, o evento cumpre importante papel de estimular a pesquisa em Matemática na região Sul Fluminense, dando oportunidade a alunos de graduação de outros cursos de Matemática da região e professores de matemática atuantes em todos os segmentos de conhecerem nossas instalações e nossos projetos.

Portanto, este evento tem por objetivo a divulgação científica dos trabalhos de alunos e pesquisadores de diferentes áreas da Matemática, promovendo a troca de experiências entre eles; apresentar diferentes campos de pesquisa em Matemática; comunicar os resultados de pesquisas recentes na área; criar um espaço de debate, reflexão e intercâmbio entre pesquisadores em Matemática e alunos de graduação; além de divulgar o Curso de Bacharelado em Matemática, com ênfase em Matemática Computacional e motivar os alunos de Matemática mediante o conhecimento das potenciais áreas de atuação profissional.

O evento é gratuito e aberto a todos os estudantes, professores e interessados em Matemática.

Local: UFF Aterrado, Volta Redonda - RJ
Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira 783
Bairro Aterrado – Volta Redonda –RJ

Site: http://simma.sites.uff.br
Contato: simmauff@gmail.com 
Tel: (24) 3076 8947 (24) 3076 8948

Homenagem aos 500 de morte de Leonardo da Vinci (2/5/1519)

Pintura: autorretrato de Leonardo da Vinci
Imagem: Hulton Archive

Iniciando nossa homenagem aos 500 de morte de Leonardo da Vinci (2/5/1519)


Durante este mês entrará um artigo sobre Da Vinci e a matemática aguardem!!!

Pergunta: Vocês foram apresentados na época de escola ao lado cientista ou matemático de Da Vinci? Deixem seus comentários.




01 maio 2019

Palestra: Educação Financeira x Matemática Financeira


Palestra UERJ (GEMat-UERJ)
Tema: Educação Financeira x Matemática Financeira
Profa. Dra. Aline Guedes (IME-UERJ / GEMat-UERJ)
Data: 02/05/2019
Hora: 16h
Local: RAV-62, Sexto Andar, UERJ - Maracanã

A Educação Financeira na Educação Básica agora é lei! Ela está incluída na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre os temas transversais, para ser implementada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Dentre as diretrizes, propõe-se a resolução de problemas, discutindo assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras e impostos. Além disso, propõe-se tratar um conjunto de conhecimentos que possam ajudar a população a tomar decisões financeiras conscientes. Cabe ressaltar que a Educação Financeira difere da já consolidada Matemática Financeira. Mas será que os professores estão preparados para esta implementação?
Nesta palestra, conversaremos sobre as diferenças entre estes dois conceitos, sobre alguns impactos desta implementação nas aulas de Matemática (e em outras disciplinas), na formação (inicial e continuada) dos professores e apresentaremos algumas possibilidades de ação nas aulas de Matemática.

Não consegui confirmar a informação mas acho que a palestra será transmitida ao vivo pela página deles no Facebook.
Maiores informações em gemat-uerj.webnode.com